Blog do Vereador

Sistema eletrônico de votação começa a ser utilizado na Câmara de Carazinho

Acesse aqui

Já está sendo implementado na Câmara de Vereadores de Carazinho o novo Sistema Legislativo Eletrônico. A iniciativa faz parte de um projeto de modernização legislativa com aproveitamento das tecnologias atuais a fim de proporcionar mais agilidade, economicidade e menos burocracia no processo.

O sistema automatiza o processo desde a inserção da proposição até a aprovação e sanção, otimizando o trabalho e estabelecendo o uso do sistema em todos os procedimentos legislativos. A votação no plenário também acontecerá de forma eletrônica através do uso de um tablet interligado ao sistema. O equipamento já começou a ser utilizado na Sessão Plenária Ordinária desta segunda-feira (09). Apesar de não haver projetos na Ordem do Dia, os edis iniciaram a fase de teste dos equipamentos com a votação das indicações e requerimentos.

A presidente em exercício da Câmara Municipal, Janete Ross de Oliveira, explicou que tanto vereadores quanto os assessores já estão utilizando o sistema, se adaptando às mudanças de forma gradativa. “O processo eletrônico, inclusive, vai aumentar o controle dos atos parlamentares e incentivar a participação popular, resultando em maior visibilidade e credibilidade ao trabalho. Estamos investindo em transparência e eficiência do uso do dinheiro público”, ressalta.

Modernização

Anteriormente, o sistema eletrônico que era utilizado permitia apenas que o protocolo de todas as proposições dos vereadores fosse realizado de forma digital, porém, o seu andamento e tramitação ainda estavam eram feitos de forma manual, sendo necessário que os servidores atualizassem os dados ou tivessem que escanear os documentos e colocá-los em pdf no site.

O novo sistema vai permitir que o cidadão acompanhe em tempo real todo o processo legislativo, desde o protocolo virtual até a tramitação final em plenário.

Através desse, será possível o gerenciamento de todo o processo legislativo desde a elaboração das proposições, a administração de protocolos e processos, bem como a tramitação de proposições entre setores, a elaboração e manutenção das sessões plenárias e controle dos documentos. O sistema ainda gerencia todos os prazos bem como os fluxos de tramitação e ainda as votações e o painel através de projeção nos televisores do plenário.

O que muda com a votação eletrônica

Até o presente momento, as proposições da Câmara de Carazinho eram apreciadas de maneira simbólica, com as rejeições sendo indicadas pela manifestação dos vereadores ao ficarem em pé. Com a votação eletrônica, os parlamentares registrarão seu voto por meio de tablets destinados especificamente para isso, instalados em suas bancadas.  Isso permite um acompanhamento mais apurado do que acontece durante a apreciação de projetos e proposições diversas, inclusive, fornecendo acesso às atas das sessões, aos textos dos projetos de lei e aos expedientes do Legislativo e Executivo, sem a necessidade de imprimir todos estes documentos.

Assim que a votação acontece, o histórico do projeto é atualizado e automaticamente já fica atualizado também no site do Poder Legislativo, que pode ser acessado por qualquer cidadão. Além disso, toda esta movimentação fica registrada no histórico do processo e também estará disponível para análise da população.

“A votação eletrônica tem como objetivo agilizar, modernizar e tornar mais transparentes os processos das sessões parlamentares, garantindo um resultado claro e objetivo ao facilitar os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações. Inclusive, este novo sistema fará automaticamente o registro da presença dos parlamentares”, disse a presidente Janete.

Sustentabilidade

O sistema eletrônico vai promover mudanças profundas na Câmara de Carazinho, sendo um deles a diminuição do uso de papel e de “toners” de impressão, proporcionando economia aos cofres públicos e também facilitando o trabalho dos vereadores e servidores. Anteriormente, tudo ainda estava sendo manipulado de forma impressa, agora a ideia é ter tudo digital. “Apenas no início vamos manter o papel concomitante com o digital, para irmos nos acostumando com o novo sistema. Mas o objetivo é em pouco tempo extinguir totalmente o uso do impresso.  Vamos diminuir custo e ainda a necessidade de espaço físico para o armazenamento desta documentação”, explicou Ahmad Issa Rahman, servidor responsável pelo Departamento de Informática.

Segurança

O novo sistema também oportunizará maior segurança no acesso à Câmara Municipal, que permitirá a identificação dos visitantes na recepção com cadastramento dos mesmos, assim como já acontece em outros lugares, como a Assembleia Legislativa. Além disso, também será possível ter um histórico de acompanhamento de todos os pedidos de cada cidadão à Câmara, os pedidos atendidos ou não. Por isso, inclusive, a Câmara Municipal solicita a compreensão do carazinhense porque a partir de agora, durante suas primeiras visitas na Casa Legislativa, deverá passar por um cadastramento, o que inclui dados pessoais e de contato. “Porém, ressaltamos que os dados ficarão registrados em nosso sistema e para consulta interna, e não podem ser utilizados para outros fins”, explicou Ahmad.

Legislativo Web

A partir de agora, o cidadão poderá acompanhar o andamento das proposições, como projetos de leis, requerimentos, moções, pautas ou atas das sessões, em tempo real em um espaço exclusivo dentro do próprio site da Câmara Municipal.

Acesse aqui para acessar