Blog do Vereador

Integrantes das comissões do Legislativo Municipal se reúnem pela primeira vez

Os novos integrantes das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Carazinho já realizaram as primeiras reuniões. O encontro da Comissão de Interesses Difusos e Coletivos (CIDC) foi na terça-feira pela manhã e da Comissão de Justiça e Finanças (CJF) ocorreu na manhã desta quarta-feira. As duas já definiram seus presidentes.

As comissões permanentes têm por objetivo estudar as matérias que estão em tramitação na Casa e se manifestam através de pareceres. Ao total, são três vereadores em cada uma delas, cujas indicações são feitas conforme a proporcionalidade partidária.

A CIDC é sempre a primeira a analisar as matérias e a ela compete analisar o interesse público de todas as proposições. Neste ano ela é formada por Vanderlei Lopes (presidente), Alcindo de Quadros (vice-presidente) e Valdoir Lima (secretário).

Já à CJF compete manifestar-se sobre todas as matérias quanto aos aspectos regimental, legal, constitucional, orçamentário, financeiro, gramatical e lógico. Em 2021 ela será formada por Marcio Hoppen (presidente), Fabio Zanetti (vice-presidente) e Daniel Weber (secretário).

Conselho de Ética

Já o Conselho de Ética é formado por cinco membros titulares e seus suplentes, os quais também já foram indicados durante a definição da Mesa Diretora. O Conselho de Ética tem por objetivo analisar as atitudes entre vereadores e eventuais atos atentatórios que possam ferir a reputação do Poder Legislativo. Porém, o Conselho de Ética somente será acionado pela Mesa Diretora se algum fato for denunciado.

Os integrantes são: Adriel Machado, Marcio Hoppen, Janete de Oliveira, Bruno Berté e Alécio Sella, como titulares, e Valdoir Lima, João Hartmann, Alcindo de Quadros, Adriano Strack e Daniel Weber, como suplentes.