Estudo para implementação de Centro de Atendimento do Autismo em Carazinho

24/08/2018 14:37:00

A importância da intervenção precoce em crianças com autismo é fundamental para o seu desenvolvimento e inclusão social. O transtorno é capaz de surpreender pela multiplicidade de características que pode apresentar e pelo fato de que estas crianças apresentam uma aparência completamente normal. A investigação precoce e correta do autismo, juntamente com uma estimulação voltada para a maximização de todas as potencialidades da criança promove muitos benefícios para o desenvolvimento de um adulto capaz de conviver em sociedade e com restrições mínimas, considerando, é claro, o grau do transtorno.

Com a preocupação em proporcionar melhor assistência e atendimento às pessoas com autismo no município de Carazinho, os vereadores Fábio Zanetti e Gilson Haubert, estiveram nesta quarta-feira, 22, no município de Pelotas para dialogar e buscar informações sobre as ações desenvolvidas no município e conhecer o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura.

Na oportunidade, os vereadores se reuniram com o Secretário Municipal de Educação e Desporto Artur Corrêa; e com a Diretora Débora Jacks, que os recepcionou no centro e explicou sobre a implantação da entidade, inaugurada em 2014, e execução das atividades. De acordo com Débora, atualmente são atendidos 362 alunos em turno inverso ao escolar e há uma fila de espera 250 alunos.

O próximo passo, segundo Zanetti e Haubert, é marcar uma reunião com o Prefeito Municipal Milton Schmitz e o Secretário Municipal de Educação Lucas Lopes para apresentar a proposta e, juntos, estudar o projeto para a implementação de um centro semelhante em Carazinho.

Conheça mais sobre o CAA Dr. Danilo Rolim de Moura

O espaço conta com 32 salas, 20 banheiros individuais, estacionamento e pátio, o que viabiliza o aumento de vagas na instituição. Possui alunos matriculados de faixas etárias que variam entre 1 e 35 anos. O único critério para se candidatar ao ingresso no Centro é ter Transtorno do Aspecto Autista (TEA). Os estudantes de outra instituição de ensino participam de atividades no local em turno inverso ao das aulas. Cada caso de TEA tem suas particularidades, que são identificadas logo que o aluno ingressa na instituição, possibilitando um atendimento adequado e personalizado de acordo com suas necessidades. A equipe de atendimento conta com professores qualificados para trabalhar com educação especial, psicólogos, fonoaudiólogos e orientadores educacionais. O quadro de funcionários será ampliado para atender o número de alunos, que deve dobrar até o final do ano.