NOTÍCIAS

12 . 04 . 2018 - 10 : 23

Juventude Legislativa: Diversos projetos são apresentados durante reunião

 Diversas indicações e propostas  de projetos de Leis foram apresentadas durante a reunião do Programa Juventude Legislativa, realizada na última quarta-feira (11). A grande maioria voltada a melhorias nas regiões em que os alunos e as escolas estão inseridos, já outros, podendo ser ampliados a todas as instituições de ensino e bairros da cidade.

Justamente com esse intuito é que o Programa foi criado, visando despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade.  Por isso, destaca-se propostas de realização de teatro nas escolas, por exemplo, com o objetivo de “incentivar a cultura dos alunos, sabendo da importância de colaborar na atuação das crianças e adolescentes no mundo opinando, criticando e sugerindo”. Esta é a proposta da aluna Eduarda Ferreira, da Escola Pedro Pasqualotto, que defende a interação entre os alunos nas escolas, colaborando também para o estudo através de uma atividade diferenciada.

Falando em cultura, outros dois projetos na área foram apresentados, sendo que um deles propõe a valorização dos artistas da comunidade, onde defende que hoje não há “devido reconhecimento que eles (artistas) merecem pela sua arte, nas duas casas culturais existentes faltam verbas e acessibilidade ao público deficiente”, cita.  Diante disso, defende a disponibilização de uma verba monetária, ou até mesmo auxílio na divulgação destes centros culturais para ampliação da visibilidade destes locais. Esta proposta foi apresentada pela vereadora Kauana Camargo, da escola Princesa Isabel.

Também na área da cultura há a proposta da aluna Luana Gehlen, representante da Escola Marquês de Caravelas, para que seja investido em “projetos e programas como concursos, festivais e sarais que envolvam as escolas de modo que todas participem”. Segundo a vereadora do programa “ao criarmos eventos culturais bem desenvolvidos e divulgados, dando oportunidade para todos, estaremos mais perto de engrandecer e enriquecer nossa cidade e o futuro dela”.

Uma integração sócio-esportiva também foi um assunto levantado na reunião pela vereadora Yohanna Cavol, do colégio Notre Dame, onde propôs a criação da Olimpíada Carazinhense Poliesportiva, para despertar nos jovens estudantes a participação em um torneio municipal desportivo, que englobe todas as escolas interessadas. O objetivo, de acordo com o projeto, é de incentivar o jovem a ter como hábito a prática esportiva, diminuindo a porcentagem de sedentários e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida do aluno.  

A acessibilidade também foi tema da reunião, onde a aluna Jenifer de Souza, da escola CAIC, apresentou a proposta de que os estabelecimentos comerciais, com mais de três funcionários, providenciem acessibilidade para cadeirantes.

Algumas indicações também foram apresentadas pelos vereadores do Programa, na grande maioria direcionada ao bairro em que os alunos estão inseridos, como a proposta da vereadora Pâmela de Quadros, a qual fala da necessidade de melhorias nas ruas no bairro Santa Terezinha, além da iluminação e limpeza de algumas áreas que apresentam perigo aos moradores.

Já a aluna Ana Carolina Lucas, da escola Aristides G. Haeffner , propôs a construção de um muro gradil pré-moldado em torno da escola, revitalização da pracinha e da quadra de esportes da comunidade.  Além disso, sugeriu a pavimentação das ruas do bairro São Sebastião, para que o transporte coletivo aumente sua rota dentro do bairro.

A vereadora Ingrid Renner Nissler, da escola Piero Sassi, apresentou diversas indicações, como melhorias nas áreas de lazer, com academias ao ar livre, bancos nas praças. Implantação de uma ciclovia, com o intuito de reduzir os acidentes, a criação de um albergue municipal para os desabrigados, calçadas para os pedestres, mais oportunidade de trabalho, realização de uma campanha para mobilização e incentivo ao plantio de árvores na cidade, entre outros.

O vereador Pedro Cadore, da Escola Princesa Isabel, sugeriu a colocação de redutores de velocidade nas ruas Silveira Martins, Castro Alves e Marcílio dias, nas proximidades das escolas EEEM Paulo Frontin e EMEI Carolina Dal Castel. Como ante projeto de lei, propôs o recolhimento de galhos com contêineres ecológicos.

Por fim, destaca-se a proposta do vereador Arthur Won Mühler de que seja realizada a limpeza nas regiões laterais aos trilhos de trem, principalmente próximo a estabelecimentos comerciais e ruas principais da cidade.

Lembrando que estas propostas têm o objetivo de integrar, com o Poder Legislativo, a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida, por isso busca-se criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de continua aprendizagem.

Através destas sugestões será possível dar atenção a algumas situações que não são percebidas pela administração, ou até mesmo pelos vereadores da Câmara. Por isso, todas as propostas serão disponibilizadas aos gabinetes, para que possam ter sequência, dentro das possibilidades legais.

Além disso, a reunião contou com a diplomação de duas vereadoras, que não puderam se fazer presentes na sessão do dia 02 de abril. São elas: Ingrid Renner Nissler, representando a escola Piero Sassi e Jenifer Vitória de Souza, indicação da escola CAIC. O próximo encontro acontecerá em agosto, para que as propostas entregues nesta semana possam ser analisadas pelos vereadores, além de possibilitar maior discussão dos integrantes do programa em suas escolas e comunidade.

 

Autor: Assessoria de Comunicação

Notícias

19.07.2018 - 16:35
Comissão Especial dialoga com entidades sobre Mobilidade Urbana e Acessibilidade

Buscando adequar o Código de Posturas do Município, de Lei Complementar nº 03/85, com Mobilidade Urbana e Acessibilidade, foi realizado na tarde desta quinta-feira, 19, uma reunião

18.07.2018 - 15:34
Readequado o projeto do executivo que autoriza concessão do uso de poços artesianos para a Nestlé

Foi protocolado na manhã desta quarta-feira, 11, um ofício do Executivo Municipal solicitando a retirada do Projeto de Lei nº 053/18, que autoriza a concessão de uso de dois poços

17.07.2018 - 16:31
Novos projetos ingressam na Câmara de Vereadores

Ingressaram nesta segunda-feira, 16, na Câmara de Vereadores, quatro projetos de lei do legislativo, um projeto de lei do executivo e duas emendas. Sob regime de urgência para apreciação,

16.07.2018 - 20:06
Contas públicas de Aylton Magalhães no exercício 2010 são rejeitadas

 Foram apreciados nesta segunda-feira, 16, durante sessão, um projeto de lei, um projeto de decreto, 54 requerimentos e 17 indicações. Como o projeto de decreto dispõe

Em pauta

Sessão Ordinária nº 355 (23/07/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 23 de julho, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei 056/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Cria a Secretaria Municipal de Educação e define suas atribuições; 2. Projeto de Lei 062/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Concede abono salarial aos Agentes Comunitários de Saúde, vinculados a equipe da Estratégia de Saúde da Família - ESF (Regime de Urgência); 3. Projeto de Lei 039/18 de autoria do Vereador Gian Pedroso, o qual Institui o "Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue" e a "Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue", e dá outras providências; 4. Projeto de Lei 041/18 de autoria do Vereador Fábio Zanetti, o qual Institui no calendário oficial o "Dia de conscientização da Língua Brasileira de Sinais - Libras", e dispõe sobre sua comemoração.