OAB entrega pedido de denúncia por crime de responsabilidade contra o Presidente da República

05/06/2017 13:49:00

O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, Estevão De Loreno, recebeu na manhã desta segunda-feira (05) o presidente e vice-presidente da OAB subseção Carazinho Tailor Agostini e Douglas Tombini que entregaram uma cópia do pedido de denúncia por crime de responsabilidade (impeachment), apresentado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, junto à presidência da Câmara dos Deputados, movido contra o presidente da República Michel Temer.

O documento, de 31 páginas, foi entregue também ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, em maio deste ano e está sendo repassado a todas as Câmaras Municipais dos municípios. Nele a entidade argumenta que o presidente cometeu crime de responsabilidade e faltou com o decoro ao receber no Palácio do Jaburu o empresário Joesley Batista, dono da JBS, um dos investigados na Operação Lava Jato.

A decisão da OAB pelo pedido de impeachment, conforme o vice-presidente da OAB subseção Carazinho, Douglas Tombini,  foi tomada pelo conselho pleno da entidade por 25 votos a 1. Este é o terceiro pedido de afastamento de presidentes da República apresentado pela entidade. O primeiro, em conjunto com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ocorreu em 1992, foi pelo impedimento de Fernando Collor. O mais recente, no ano passado, envolveu a então presidenta Dilma Rousseff.

O presidente Estevão De Loreno, informou aos advogados que estará encaminhando um requerimento de apoio a esta denúncia, que deverá ser colocado em apreciação na sessão desta segunda-feira e contar com o apoio dos 13 vereadores da casa.