Derrubado o veto do prefeito por unanimidade

Foi derrubado, durante sessão extraordinária, o veto do prefeito ao projeto de lei nº 039/15, que revoga o parágrafo 6º do artigo 192 da Lei Complementar n º 176 de 2013. O projeto que foi vetado se refere à delimitação dos postos de combustíveis que teria de ser de 500 metros e com a alteração não há uma distância prevista em Lei.

Durante a discussão do projeto, os vereadores foram unânimes nas justificativas, alegando que a geração de emprego é fundamental hoje.  O primeiro a usar a tribuna para se justifica foi o vereador Estevão De Loreno onde destacou que  Carazinho não pode deixar de ter mais investimentos e nem perder oportunidade de ofertar novos empregos nesse momento de crise.

Em seguida o vereador Rudi Brombilla relembrou do eixo do desenvolvimento continuado, projeto este do Executivo e que visa atrair novas empresas para o município, porém, comentou que o veto do prefeito ao projeto é totalmente contrário do que era pregado por ele. “Fomos questionados qual seria o beneficiado com a alteração do projeto, eu entendo que todos os postos de combustíveis saem em benefício e mais, toda a comunidade que utiliza deste serviço, porque se pagamos o preço que pagamos hoje em gasolina foi por causa do Boa Vista e esse projeto não interfere na livre concorrência entre as empresas já instaladas” ,ressaltou.

Anselmo Britzke, o Gauchinho, afirmou que desde o início foi um “peleador deste projeto junto com o vereador Erlei, pois eu vejo que ele vem para desenvolver ainda mais o nosso município, por isso, para o bem de Carazinho, para a geração de emprego, os impostos que serão investidos na saúde, educação ou no próprio desenvolvimento, eu irei votar contra o meu prefeito mais uma vez”, declarou.

Erlei Vieira, autor do projeto que foi vetado pelo prefeito, se disse decepcionado com a atitude tomada, “não quero achar que é porque o projeto é de minha autoria” ressaltou o vereador. Ainda de acordo com Erlei, o novo empreendimento gerará emprego a comunidade e isso é item fundamental, visto o desemprego na cidade.

O vereador Alaor Tomaz destacou que esse projeto beneficiará a população, sem pensar em posto de combustível ou partido e sim nas pessoas que poderão ser empregadas. Desta forma, também disse que iria votar contra o prefeito do seu partido e a favor da comunidade.

Logo o vereador Daniel Weber relatou que de início era favorável ao veto do prefeito, porém, após conversa com os demais vereadores voltou a trás e reconheceu a importância desse investimento para Carazinho. Ainda sugeriu que não houvesse emendas ao projeto e sim que deixasse a cargo da Fepam a autorização de onde é viável a construção de um posto ou não.

Gian Pedroso relembrou os três meses que esteve a frente da secretaria do desenvolvimento e disse o quanto é difícil de conseguir que empresas se instalem em Carazinho, ainda mais que queriam investir nessa crise, por esse motivo estava sendo contrário ao veto do prefeito.

O vereador Mácio Hoppen disse em tribuna que Carazinho precisa de investidores, de pessoas que acreditem no potencial do município e por esse motivo não poderia ser contrário a um projeto que visa empreendimento e geração de emprego.

Orion Albuquerque comentou ter visto a maquete do novo empreendimento que deverá ser feito do município e que realmente será uma grande obra que gerará empregos e por esse motivo também não poderia aceitar o veto.

Por fim, Paulino de Moura usou da tribuna para destacar que ao contrário de outro posto de combustível, não houve assédio aos vereadores e tudo foi feito naturalmente. Destacou a livre concorrência e se posicionou contrário ao veto do Executivo.

Durante as sessões o vereador Eduardo Assis foi substituído pelo seu suplente Josir Antunes da Silva, o Jota.

Homengens:

No intervalo de uma sessão para a outra foi realizada a entrega de diplomas em reconhecimento a atletas de Carazinho que se destacam no futsal e futebol. A primeira homenagem foi para os atletas da categoria sub-08 da Sercesa que conquistaram o título de vice-campeão do Sul Brasileiro de Futsal em Balneário Camburiu. Eles fizeram questão de ir até a câmara apresentar a taça conquistada e agradecer, porque puderam viajar com recurso de R$ 3 mil repassados pela câmara de vereadores.

A outra homenagem foi para destaques no esporte. Henrique Gelain Custódio, carazinhense que joga no Coritiba, Alesson Ferreira, jogador da ADS Sananduva, e Ismar Varela.

LDO

O projeto de Lei 112/15 de autoria do Executivo Municipal o qual estima receita e fixa a Despesa do Município de Carazinho para o exercício financeiro de 2016, a LOA, foi aprovada por unanimidade sem emenda nenhuma. De acordo com o presidente da Câmara, o prefeito poderá governar com o seu orçamento.