Vereador reivindica transporte escolar no bairro São Lucas

O vereador Anselmo Britzke esteve reunido na tarde desta segunda-feira (18) com a coordenadora da 39ª CRE, Sandra Bandeira Guerra para solicitar auxílio no transporte escolar dos alunos que moram no bairro São Lucas. A reivindicação foi feita também pelo presidente do bairro Nédio Souza que procurou o vereador, pois não há transporte coletivo e nem escolar para as crianças que estudam nas escolas Ernesta Nunes e Patronato Santo Antônio.

Na reunião a coordenadora da educação Sandra Guerra destacou que não é competência do estado o deslocamento destes alunos. Segundo ela, o governo disponibiliza os ônibus para a prefeitura e ela é que a responsável em garantir que os alunos que moram no interior o acesso a escola mais próxima. Também destacou que por seu uma área urbana, possivelmente esse serviço não é disponibilizado, pois a Lei só prevê o transporte escolar para crianças que estão localizadas em zona rural. Sandra indicou que fosse entrado em contato com a secretária municipal de educação sobre a possibilidade do transporte.

O vereador contatou  a secretária municipal de educação que fez esclarecimentos quanto ao bairro. Afirmou que lá é considerada área urbana e que por este motivo não pode ser realizado transporte escolar para estes jovens. Disse que a secretaria não pode fazer esse deslocamento, por mais que saiba da importância e necessidade dos moradores.

A sugestão dada pela coordenadora da CRE, Sandra Guerra é de que seja adquiridas carteirinhas de estudantes para que estes alunos paguem somente meia passagem. Porém o presidente do bairro São Lucas informou que não há transporte a noite no bairro o que também dificulta o incentivo dos jovens no período da noite. Nédio também afirmou que houve a redução de linhas de ônibus até o bairro após a diminuição do valor da passagem do coletivo urbano.  Além disso, o presidente do bairro lamentou a situação, onde segundo ele, “a preocupação da comunidade é de tirar as crianças das ruas que amanhã ou depois estão usando drogas e participando de pequenos furtos. Nós não queremos isso, mas está difícil de convencer eles em permanecer estudando”, garantiu.

Uma audiência com a Empresa Glória deverá ser marcada para que seja dada uma solução para esses alunos.