NOTÍCIAS

23 . 03 . 2015 -

Presidente da Câmara se reúne com classe empresarial

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura esteve no início da tarde desta segunda-feira (23) no salão social da Associação Comercial de Carazinho – ACIC para uma reunião com a diretoria. Durante o evento, estiveram presentes também os vereadores Alaor Tomaz, Anselmo Brtizke,  Erlei Vieira, Gian Pedroso e Rudi Brombilla. A reunião dá sequência aos encontros semanais da entidade de classe que busca o desenvolvimento econômico do município.  Na última semana, o prefeito foi o convidado e, nesta semana, o presidente do poder legislativo pode apontar o trabalho que vem sendo desenvolvido nestes três meses do ano.

Como tradicionalmente acontece, o presidente da ACIC Jocélio cunha abriu a reunião com a pauta do dia e ainda pediu aos seus diretores que fizessem explanações de eventos em que a entidade esteve representada. Entre os assuntos levantados foi a questão do videomonitoramento que há tempos vem sendo estudado, porém ainda não houve uma definição.

Assunto este que também foi tratado pelo presidente em sua fala, onde afirmou que independente da decisão judicial quanto a  liminar do executivo, a câmara fará a destinação de recurso para o videomonitoramento, entendendo da” importância desse sistema e também porque ela s (câmeras)inibem as pessoas e já serve como uma forma de prevenção”, usando como exemplo a situação de Marau que diminuiu de 12 para 2 homicídios durante o mesmo período de tempo.

Outra questão levantada foi quanto a criação do novo cargo, aprovado na semana que passou. Novamente o presidente explicou a classe empresarial que esta na verdade é uma necessidade da Câmara que extinguiu quatro cargos para a criação de um. Fazendo uma estimativa de valores a economia é superior a 6%. Além disso, contou do funcionamento da Câmara Cidadã que é utilizado por pessoas de baixa renda e que não possuem deste equipamento em suas casas para pesquisas escolares, trabalhos, ou até mesmo confecção de currículos. Também disse que por respeito a comunidade essa pessoa ainda não foi nomeada e que antes disso será realizada a reestruturação do local, como já estava previsto pela instituição.  No local passará a funcionar também um acervo que trará a história da polícia no município.

Paulino também convocou os empresários para que participem mais frequentemente do processo legislativo. Para que acompanhem a pauta que está disponível na Câmara de Vereadores todas as quintas-feiras e que entrem em contato se não estiverem de acordo com algum  projeto que será colocado em votação. Colocou o poder Legislativo à disposição da entidade para o fortalecimento de Carazinho.

Questionado também quanto ao orçamento, disse a todos que não está fazendo nada ilegal, e que nos dois anos que se passaram o prefeito não se mostrou aberto ao diálogo, menos ainda cumpriu com o que prometeu. Por esse motivo, a Câmara buscou uma forma de fazer com que os dois poderes trabalhassem em conjunto.

 

Os demais vereadores também tiveram a oportunidade de se pronunciar e explicar algumas questões levantadas pela diretoria da entidade. No final da reunião o presidente da ACIC Jocélio Cunha entregou ao presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura uma cópia do edital para escolha de reitor, vice-reitor e diretores de campus da Universidade Federal Fronteira Sul para que a Câmara seja uma das entidades participantes na eleição desta nova reitoria. Paulino de Moura recebeu o documento e afirmou que o legislativo atenderá ao pedido da entidade e participará da escolha. Essa participação busca medir forças na comunidade carazinhense que busca a implantação de uma unidade da UFFS em  Carazinho.  Por esse motivo a Câmara em parceria com a ACIC julgam de extrema importância a participação de entidades locais nessa votação. O credenciamento acontece até o dia 10 de abril. 

Notícias

22.03.2019 - 11:30
Seminário de fiscalização de obras e contas públicas será disponibilizado para entidades e comunidade

O Poder Legislativo de Carazinho disponibilizará na próxima semana para vereadores, servidores públicos, entidades e para a comunidade em geral a participação em um seminário

22.03.2019 - 10:00
Poder Legislativo de Carazinho sedia interiorização da Famurs

  O Poder Legislativo de Carazinho sediou nesta sexta-feira, dia 22, o Encontro Famurs pelo Rio Grande, que leva técnicos da entidade para os municípios do interior do Estado. Representantes

21.03.2019 - 15:40
Poder Legislativo de Carazinho sediará interiorização da Famurs

O Poder Legislativo de Carazinho sediará nesta sexta-feira, dia 22, o Encontro Famurs pelo Rio Grande, que leva técnicos da entidade para os municípios do interior do Estado. Representantes

19.03.2019 - 16:00
Legislativo propõe desenvolver programas de prática esportiva para a terceira idade

Reaproveitar os espaços públicos para a realização de atividades físicas e esportivas para pessoas com idade superior a 60 anos é a ideia do projeto de lei 009/19

Em pauta

Sessão Ordinária nº 389 (25/03/2019 - 18:15)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 25 de março, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 15 minutos.

1. Projeto de Lei 017/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual autoriza a abertura de Crédito Especial no Orçamento de 2019; 2. Projeto de Lei 023/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza a concessão de auxílio financeiro ao Hospital de Caridade de Carazinho – HCC; 3. Projeto de Lei 026/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2019; 4. Projeto de Lei 028/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Dá nova redação ao Art. 3º da Lei Municipal 5.433/2000; 5. Projeto de Lei Complementar 001/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Dá nova redação as alíneas "a", "b" e "c" do inciso I, item 4 do Art. 193 da Lei Complementar nº 110/2006; 6. Projeto de Decreto 003/2019 de autoria da Comissão de Justiça e Finanças, o qual Aprova as contas de Governo do Administrador do Executivo Municipal de Carazinho, correspondente ao exercício de 2016, gestão do senhor Renato Suss; 7. Projeto de Lei 012/2018 de autoria do Vereador Fábio Zanetti, o qual Dispõe sobre o fornecimento de medicamentos mediante apresentação de receitas prescritas por médicos particulares ou convênios; 8. Projeto de Lei 071/2018 de autoria do Vereador João Pedro, o qual Institui a "Semana Municipal da Atenção ao Idoso"; 9. Projeto de Lei 083/2018 de autoria do Vereador João Pedro, o qual Inclui o evento "Setembro Amarelo - Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida" no calendário oficial do Município de Carazinho; 10. Projeto de Lei 101/2018 de autoria do Vereador Fábio Zanetti, o qual Dispõe sobre o uso da expressão "pessoas com deficiência" nos textos legais e normativos no âmbito do Município de Carazinho; 11. Projeto de Lei 004/2019 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Dispõe sobre a liberação de entrada de animais de estimação nos estabelecimentos de saúde da rede pública e privada para visitas a pacientes; 12. Projeto de Lei 009/2019 de autoria da Vereadora Janete Ross, o qual Institui o Programa "Terceira Idade em Movimento"; 13. Projeto de Lei 013/2019 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual; 14. Projeto de Lei 017/2019 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Dispõe sobre a inclusão de estudo da educação alimentar e nutricional como tema transversal no currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas unidades de Ensino Municipais de Carazinho; PROJETO DE RETORNA DO PEDIDO DE VISTAS 15. Projeto de Lei 025/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Contrata emergencialmente servidores para o cargo de Auxiliar de Serviços Educacionais.