23 . 03 . 2015 -

Presidente da Câmara se reúne com classe empresarial

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura esteve no início da tarde desta segunda-feira (23) no salão social da Associação Comercial de Carazinho – ACIC para uma reunião com a diretoria. Durante o evento, estiveram presentes também os vereadores Alaor Tomaz, Anselmo Brtizke,  Erlei Vieira, Gian Pedroso e Rudi Brombilla. A reunião dá sequência aos encontros semanais da entidade de classe que busca o desenvolvimento econômico do município.  Na última semana, o prefeito foi o convidado e, nesta semana, o presidente do poder legislativo pode apontar o trabalho que vem sendo desenvolvido nestes três meses do ano.

Como tradicionalmente acontece, o presidente da ACIC Jocélio cunha abriu a reunião com a pauta do dia e ainda pediu aos seus diretores que fizessem explanações de eventos em que a entidade esteve representada. Entre os assuntos levantados foi a questão do videomonitoramento que há tempos vem sendo estudado, porém ainda não houve uma definição.

Assunto este que também foi tratado pelo presidente em sua fala, onde afirmou que independente da decisão judicial quanto a  liminar do executivo, a câmara fará a destinação de recurso para o videomonitoramento, entendendo da” importância desse sistema e também porque ela s (câmeras)inibem as pessoas e já serve como uma forma de prevenção”, usando como exemplo a situação de Marau que diminuiu de 12 para 2 homicídios durante o mesmo período de tempo.

Outra questão levantada foi quanto a criação do novo cargo, aprovado na semana que passou. Novamente o presidente explicou a classe empresarial que esta na verdade é uma necessidade da Câmara que extinguiu quatro cargos para a criação de um. Fazendo uma estimativa de valores a economia é superior a 6%. Além disso, contou do funcionamento da Câmara Cidadã que é utilizado por pessoas de baixa renda e que não possuem deste equipamento em suas casas para pesquisas escolares, trabalhos, ou até mesmo confecção de currículos. Também disse que por respeito a comunidade essa pessoa ainda não foi nomeada e que antes disso será realizada a reestruturação do local, como já estava previsto pela instituição.  No local passará a funcionar também um acervo que trará a história da polícia no município.

Paulino também convocou os empresários para que participem mais frequentemente do processo legislativo. Para que acompanhem a pauta que está disponível na Câmara de Vereadores todas as quintas-feiras e que entrem em contato se não estiverem de acordo com algum  projeto que será colocado em votação. Colocou o poder Legislativo à disposição da entidade para o fortalecimento de Carazinho.

Questionado também quanto ao orçamento, disse a todos que não está fazendo nada ilegal, e que nos dois anos que se passaram o prefeito não se mostrou aberto ao diálogo, menos ainda cumpriu com o que prometeu. Por esse motivo, a Câmara buscou uma forma de fazer com que os dois poderes trabalhassem em conjunto.

Os demais vereadores também tiveram a oportunidade de se pronunciar e explicar algumas questões levantadas pela diretoria da entidade. No final da reunião o presidente da ACIC Jocélio Cunha entregou ao presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura uma cópia do edital para escolha de reitor, vice-reitor e diretores de campus da Universidade Federal Fronteira Sul para que a Câmara seja uma das entidades participantes na eleição desta nova reitoria. Paulino de Moura recebeu o documento e afirmou que o legislativo atenderá ao pedido da entidade e participará da escolha. Essa participação busca medir forças na comunidade carazinhense que busca a implantação de uma unidade da UFFS em  Carazinho.  Por esse motivo a Câmara em parceria com a ACIC julgam de extrema importância a participação de entidades locais nessa votação. O credenciamento acontece até o dia 10 de abril.

18.09.2018 - 14:17
Sessão solene homenageia Tradicionalistas Destaque 2018

Com o objetivo de homenagear personalidades que atuam ou atuaram no desenvolvimento do tradicionalismo no município e em comemoração às festividades farroupilhas, a Câmara

18.09.2018 - 10:21
Definido local das provas do Concurso Público

A banca responsável pela execução das provas do concurso público da Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho divulgou ontem, 17, o edital nº 05/2018, contendo

17.09.2018 - 18:33
Dois projetos aprovados em sessão ordinária

Em horário especial, a sessão ordinária desta segunda-feira, 17, iniciou às 17h para a apreciação de três projetos de lei, 51 requerimentos e 20 indicações. Na

14.09.2018 - 08:55
Quatro projetos serão apreciados nesta segunda-feira

A sessão ordinária desta segunda-feira, 17, foi antecipada e acontecerá às 17h devido à realização da sessão solene da Semana Farroupilha, que acontecerá

Sessão Ordinária nº 364 (24/09/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 24 de setembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei Complementar 003/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Altera o Código de Posturas do Município; 2. Projeto de Lei 043/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Dispõe sobre a divulgação das leis, decretos, portarias e outros atos normativos do Município de Carazinho pelo Poder Executivo; 3. Projeto de Lei 051/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Institui o Programa "Adote uma Unidade Básica de Saúde" no Município de Carazinho - RS e dá outras providências; 4. Projeto de Lei 058/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Institui o Programa "Empresa Amiga da Escola" no âmbito do Município de Carazinho. 5. Projeto de Lei 070/18 de autoria do Vereador João Pedro, o qual Institui a "Semana Municipal de Combateà Violência contra a mulher".