Ministério dos Esportes garante a vereadores 50% do ginásio

Outros 50% devem ser adquiridos via emendas parlamentares

No primeiro dia em Brasília, os vereadores Alaor Tomaz, Gian Pedroso e Paulino de Moura já obtiveram resultados positivos na busca de recursos para a construção do ginásio poliesportivo de Carazinho. Para a visita nos gabinetes os vereadores organizaram um documento assinado pelos 13 eleitos da casa, colocando o ginásio como prioridade do município para 2015.

O primeiro deputado a ser visitado foi João Derly do PC do B, indicado pelo deputado estadual Juliano Roso também do PC do B que tem acompanhado essa trajetória de Carazinho em busca da concretização de um pedido feito pela comunidade. Durante o encontro informaram da emenda parlamentar do ex deputado Assis Melo de R$ 250 mil para ser dado o início na obra. Além disso, mencionaram também o comprometimento feito ainda no ano passado com o secretário adjunto do Ministério dos Esportes em auxiliar com um recurso federal. Em seguida o deputado entrou em contato com o secretário, que pertence ao seu partido, e comentou o fato de precisar de um valor para que esse ginásio seja uma realidade para o município.  A resposta dada foi de que o Ministério dos Esportes dará 50% do valor total do projeto do ginásio, podendo ser feita a primeira parte com o valor por parte deles e a segunda parte através de emendas parlamentares. Com isso, o deputado João Derly se comprometeu em disponibilizar o valor de R$ 250 mil para Carazinho. Indicou que os vereadores fossem em busca de outros nove deputados que fizeram votação no município para que se comprometessem em auxiliar com emendas parlamentares.

Com essa informação, os vereadores seguiram buscando os deputados de acordo com uma lista de deputados que tiveram votação e apoio de Carazinho para eleição de 2014.  Os deputados Afonso Motta (PDT), Onix Lorenzoni (DEM) e Pompeo de Mattos não foram localizados em seus gabinetes. O deputado José Otávio Germano (PP) também não foi localizado, porém,  o chefe do gabinete do deputado Maurício Viana deu uma sinalização positiva quanto a possibilidade de ser destinado um recursos, seguindo a sugestão do Ministério dos Esportes.

Seguindo o percurso traçado, foram ao encontro do deputado federal Ronaldo Nogueira que sabia da visita dos vereadores onde indicou que ambos participassem da reunião da bancada gaúcha que aconteceria no final da tarde onde todos os deputados estariam presentes no  mesmo local. Para Ronaldo Nogueira esta seria uma forma dos vereadores colocarem a demanda que é do município em geral, que tem assinatura de todas as legendas presentes hoje na Câmara de Vereadores.

Enquanto aguardavam pela reunião, foram em busca da senadora Ana Amélia Lemos para tentar que esta também destinasse algum valor para o ginásio. Porém, ao chegar em seu gabinete foram informados de que a senadora não destinou nenhum valor de suas emendas para o esporte, mas se comprometeu em acompanhar o andamento do projeto, solicitando o número do protocolo do projeto.

Durante a visita, os vereadores encontraram também com o prefeito municipal Renato Süss, secretária municipal da educação Eloísa Dreyer e a secretária administrativa da saúde Fernanda da Cás. Ambos estavam buscando recursos para a secretaria de saúde, entre elas valores para que a UPA seja colocada em funcionamento neste ano e também a reavaliação da saúde plena, onde o município não recebeu nenhum reajuste desde 2005.

Após esse encontro, ambos se direcionaram para a reunião das comissões, onde a bancada gaúcha recebeu, em um primeiro momento, o ministro do Tribunal de Contas da União – TCU João Augusto Ribeiro Nardes. Ele fez um breve relato sobre os problemas do Estado, onde concluiu que o RS saíra desta situação crítica somente em 2028 e se pôs à disposição da bancada gaúcha para debater os números reais do Estado. Com uma mini palestra com o tema “Governança pública: desafios do Brasil”, mencionou também a sua preocupação com a questão dos fundos de garantia que podem se tornar um problema muito grande para as contas do governo.

Outro assunto abordado foi quanto ao Porto de Rio Grande, onde representantes daquele município contaram a situação caótica que a cidade tem vivido. De acordo com os vereadores de lá, foram demitidos já 18 mil pessoas que a não conseguem ser realocadas em outros setores, pois o município não espera um número tão elevado de pessoas de uma hora para outro. Ainda conforme eles, o número de pessoas sem emprego deve chegar a 25 mil, caso não seja feita alguma atitude para evitar que estas empresas envolvidas na operação Lava Jato continuem colocando seus funcionários para a rua dessa forma. Conforme o desabafo de alguns, muitas dessas pessoas hoje estão roubando, pois não tem condições de comprar o alimento.

O assunto gerou uma grande discussão entre os deputados que apontaram formas de chegar a presidência da república uma posição imediata para que o país, de uma forma geral, não se torne um caos. Entre os deputados que se pronunciaram, Ronaldo Nogueira, aproveitou o momento também e reforçou que os vereadores de Carazinho estavam presentes no encontro da bancada e informou a todos que durante esta semana estarão buscando os gabinetes para que seja alcançada a solicitação da população durante a conferência dos esportes, realizada no ano passado em Carazinho. Mesmo com um assunto delicado, o deputado não deixou de citar o emprenho dos vereadores que estavam ali acompanhando toda a movimentação e tentando achar alternativas para o ginásio. O presidente do legislativo, Paulino de Moura, agradeceu ao deputado pela atenção e receptividade, além, é claro, de cumprir com a sua promessa de se o embaixador dos vereadores em Brasília nesta semana.

Nesta quarta-feira (04) os vereadores continuaram a busca de recursos junto aos deputados federais que ainda não foram localizados e ainda o senador Lasier Martins que estava ontem durante a reunião da bancada.