Primeira Sessão Marcada pela Harmonia

Na noite de segunda-feira (07) realizou-se a primeira Sessão Ordinária da Legislatura 2013/2016. Presidida pelo Vereador Otto Gerhardt (PT) e com a participação dos demais 12 Vereadores.  A mesma foi marcada pelos Vereadores tanto de situação como de oposição pregando a Harmonia entre as bancadas e os poderes Executivo e Legislativo.

No Grande Expediente a maioria dos Vereadores usou da tribuna. O primeiro a falar foi o Vereador Anselmo Britzke (PDT) que convidou os colegas para que participem de ações como a visita Secretaria Municipais de Obras realizada nesta segunda feira, pediu também um pouco de paciência com o governo municipal.

Vereador Alaor Galdino Tomaz (PDT) manifestou seu apoio ao atual Prefeito e comentou o fato do orgulho de ser o primeiro Vereador Negro da história do Município.

Vereador Orion Albuquerque (PSDB) , iniciou seu discurso cumprimentando o Presidente Otto pela forma democrática que vem conduzindo os trabalhos do Legislativo neste início de mandato. Orion solicitou ao presidente, que deixasse em segundo plano as alianças e siglas partidárias, tratando a “situação e oposição” de forma igualitária. O vereador fez um apanhado sobre a campanha eleitoral, relacionando o período a gêneros cinematográficos, onde iniciou com a “ficção”, onde muitos desacreditavam o nome do agora prefeito Renato Suss, passando pela “comédia”, quando partidos rivais (PTD e PSDB) uniram-se para vencerem as eleições, e a “aventura” e “guerra” dos partidos até acharem o rumo certo na campanha e os golpes que sofreram através de pesquisas fraudulentas. Após as eleições, o “suspense” foi o gênero citado, referindo-se a expectativa da nova administração que aguardaria por três meses até assumir o governo. O “drama”, foi o último gênero citado pelo edil, referindo-se a situação que encontra-se algumas secretarias que visitou até então. Agradeceu a comunidade e colocou-se a disposição da mesma para contribuir no que for possível, sempre em beneficio do município de Carazinho. Finalizou com a frase do jornalista, o saudoso Mendes Ribeiro: “foi um privilegio ter estado com vocês.”

Vereador Fernando Sant´Anna de Moraes (PP), no uso da tribuna demonstrou sua gratidão à sua equipe de campanha, seus eleitores e toda à comunidade carazinhense. Ressaltou ainda a missão de um vereador e enalteceu a importância de que os interesses de Carazinho sejam colocados sempre em primeiro lugar, e, principalmente, acima dos interesses pessoais. Dirigindo-se aos colegas, afirmou: “não sejamos vereadores apenas do ‘sim’, mas saibamos ser veementes quando os interesses da nossa comunidade forem ameaçados”.

Rudi Brombila (PP) destacou na tribuna o encaminhamento de requerimento ao setor de fiscalização municipal para que seja intensificado o trabalho junto aos ambulantes. “O mercado informal prejudica quem está estabelecido aqui”. Também demonstrou preocupação com cartazes publicitários colados nas calçadas de Carazinho, e deu entrada em Projeto de Lei, incluindo no Art. 140 do Código de Postura do Município a letra “h” conforme Lei Complementar nº 03/85, proibindo esse hábito. Acredita que haja um risco sério de os pedestres caírem onde há esse tipo de publicidade colada no chão. O Vereador  Rudi Brombilla  também mencionou o aniversário da ACF onde nesse mês de Janeiro compelta seu 16º aniversário, onde sugeriu que diretoria e atletas sejam homenageados pela data na sessão da próxima semana.

Vereador  Marcio Luiz Hoppen (PMDB)  mais conhecido como guarapa ao fazer uso da tribuna agradeceu seus familiares e amigos que apoiaram sua campanha . Falou ainda sobre a colaboração do seu partido, e lamentou o falecimento do deputado Osvaldo Biolchi  falou também sobre sua vontade de fazer pela comunidade  e com sua humildade agradeceu a todos.

Vereador Daniel Weber (PP) usou das seguintes palavras  “Com muita emoção subo na tribuna da casa do povo... Quero hoje agradecer novamente aos meus eleitores pela votação recebida, em especial a minha família, colaboradores, cabos eleitorais e demais cidadãos de nossa cidade. Sei que serei cobrado por todos, que acertarei e errarei, mas se errar é porque estou tentando acertar. Muito obrigado a todos.”

Vereador Estevão De Loreno (PP),  agradeceu ao apoio recebido do Nelinho, que o considera mais que um amigo, considera-o um irmão.Falou do governo do prefeito Aylton. “Ele errou bastante, até que o povo trocou. O povo dá a chance, ma se não corresponder, ele tira, daqui a quatro anos”. Elogiou iniciativas do atual secretário de Agricultura, Leandro Nicolacopolus, de deixar as estradas a cargo da secretaria de Obras, e cuidar de auxiliar a propriedade.

Vereador Paulino de Moura (PTB) falou que está vereador em razão da cassação de Leodi Altman, Além disso, o vereador se manifestou contrario a proposta da atual gestão municipal, de transferir o ambulatório da Avenida São Bento para a Avenida Pátria. e que o melhor seria manter no mesmo endereço, na São Bento com mais profissionais.

Outro ponto positivo e até surpreendente foi a tranquilidades com que a mesa diretora e os demais vereadores conduziram a os trabalhos e usaram a tribuna. Pois para a grande maioria foi a primeira sessão. Diferentemente do começo de outras legislaturas, os Vereadores mostraram intimidade com a tribuna, mostrando que estão preparados para a função que irão exercer nos próximos quatro anos.