Implementação do Piso Nacional do Magistério para os professores municipais

Atendendo a solicitação da presidente da APROCAR - Sindicato dos Professores Municipais de Carazinho, Clarice Kaiser foi realizada reunião nesta terça-feira, entre os vereadores e a comissão constituída para reivindicar o Piso Nacional do Magistério para os professores municipais.

Inicialmente foi apresentado aos vereadores a Legislação Federal que garante aos professores a remuneração mínima para 20 horas de R$593,5 e no município o valor pago para o professor que ingressa no magistério é de R$493,29 o que representa a diferença de R$100,21.

Foi lembrado pela comissão a postura da administração municipal em não efetuar o pagamento dos professores seguindo a legislação municipal vigente que vincula o valor do nível I do magistério ao padrão 3 dos funcionários municipais. Dentro desse contexto a diferença é acrescida, pois o servidor após receber duas reclassificações recebe R$664,67 o que representa R$171,38 de diferença com o nível I do município.

A reivindicação do Sindicato já foi foco de requerimento apresentado pelo vereador Eugenio Grandó na sessão ordinária do dia 21 deste mês, que solicitou ao prefeito Municipal que cumpra o pagamento do piso salarial profissional.

Por fim foi solicitado audiência com o senhor Prefeito Municipal para que o sindicato apresente a solicitação e entre em negociação para efetivação do pagamento do piso mínimo nacional pelo município.

As representantes do magistério ainda destacaram que caso não sejam recebidas pela administração municipal devem realizar uma assembleia onde será repassado para a classe a posição do prefeito em não negociar e serão direcionadas novas ações para busca da solução do impasse.

Participaram do encontro os vereadores Erlei Vieira, Eugenio Grandó e Gilnei Jarré, e representando o vereador Elbio Esteve o seu assessor legislativo e também a Diretora de Expediente Ivonete Gardin.