Saúde Pública é Tema de Debate Entre os Vereadores.

Na sessão ordinária de ontem foi debatido entre os vereadores a situação que se encontra o serviço de saúde pública no município. Diante de diversas reclamações da população e diversos pontos amplamente divulgados na imprensa local. Dentre eles os principais problemas se referem ao atendimento de urgência oferecido no ambulatório municipal da Avenida São Bento e a falta de médicos na rede de atenção básica.

O ambulatório Municipal da São Bento vem prestando atendimentos em horário reduzido o que ocasiona uma sobrecarga no atendimento do ambulatório do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), fato esse se agravou no último feriado de carnaval que por falta de médicos o ambulatório municipal teve um horário diferenciado de atendimento e os ESFs  fizeram feriadão durante o carnaval.

Outro fato que vem prejudicando o andamento dos serviços de saúde no município se refere à falta de profissionais na área de saúde, principalmente a falta de médicos. Diversas unidades de ESFs  encontram-se desassistidas e as que possuem profissionais acabam prejudicadas, pois os seus profissionais fazem escala em outros postos.

Durante a sessão surgiu à proposta de disponibilizar ao Executivo municipal um auxilio financeiro, que seria proveniente do recurso do duodécimo repassado ao legislativo municipal, com objetivo de custear as ações legislativas. Como é conhecido historicamente a câmara gere de forma eficiente e otimiza ao máximo os recursos públicos tendo sobra de caixa para realizar essa destinação.

A ideia inicial seria utilizar o recurso hora destinado na ampliação do horário de funcionamento do Ambulatório da São bento, o projeto de lei para destinação do recurso deverá ser acompanhado com o seu devido plano de aplicação conforme ventilado entre os vereadores.

A presidente Sandra Citolin irá verificar juntamente com a contadora do Legislativo o recurso disponível e será analisada a possibilidade de destinar um incentivo para que seja realizada uma melhoria imediata na saúde do município. A presidente ainda ressaltou que essa destinação poderá vir acontecer mediante uma discussão ampla da matéria com todos os vereadores já que essa ação não será isolada e sim uma intervenção do poder Legislativo que mostra sua eficiência prestando os serviços de ótima qualidade à população e ainda possibilitando o investimento em ações do Executivo.