04 . 10 . 2017 - 16 : 03

Proposta para demarcação de vagas de estacionamento a gestantes é entregue ao Executivo

A vereadora Janete Ross de Oliveira protocolou um anteprojeto de lei ao Executivo, em forma de indicação, para que analise a demarcação e sinalização de vagas para gestantes e acompanhantes de crianças com até 1 ano de idade incompletos, residentes no município de Carazinho. A sugestão já foi encaminhada até a prefeitura municipal na última semana, após uma conversa da vereadora com o ex-diretor de trânsito que havia gostado da proposta e solicitado que fosse dirigido ao Executivo.

No anteprojeto protocolado pela vereadora, ficam determinas algumas normas para a demarcação de vagas específicas para gestantes, condutora ou passageira, e pessoas acompanhadas de crianças com até um ano de idade incompletos, residentes no município e portadoras de Cartão Estacionamento. Estas demarcações das vagas, de acordo com o anteprojeto, ficariam nas proximidades dos seguintes estabelecimentos: hospitais públicos e Unidades Básicas de Saúde do Município; laboratórios de análises clínicas e nos estacionamentos internos de supermercados.

A iniciativa do presente projeto, segundo a vereadora, se justifica com embasamento no que dispõe o art. 30, caput, incisos I e II da Constituição Federal de 1988, que determina a competência do município em legislar sobre assuntos de interesse local e, suplementar a legislação federal e estadual no que couber. Desse modo, cabe ao vereador, a elaboração de leis que atendam as necessidades da população do município. Além disso, cita o Decreto Federal nº 5.296/2004, queestabelece normas gerais para a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida, bem como para pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo. Nesse sentido que o presente projeto quer contribuir com a temática da acessibilidade de vagas preferenciais, ora estabelecidas, para contemplar as gestantes e as pessoas que acompanham crianças com até um ano de idade, considerando que o município de Carazinho, possui apenas vagas para veículos que transportam idosos e pessoas com deficiência física.

27.12.2017 - 08:00
Vereador Tenente Costa assume a Presidência da Câmara.

Chegou à Câmara de Vereadores o ofício do prefeito municipal Milton Schmitz comunicando a sua saída para tratar de assuntos particulares nos dias 27 e 28 de dezembro e solicitando

27.12.2017 - 08:00
Câmara realiza audiência pública para debater a abertura dos Mercados e Supermercados aos domingos.

Na noite de ontem foi realizada na Câmara Municipal uma audiência pública para debater a abertura dos mercados e supermercados aos domingos, a participação foi grande por

21.12.2017 - 09:00
Presidente do Legislativo convoca os proprietários de pequenos comércios para reunião na Câmara.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Estevão De Loreno, convida os proprietários de mercados, mini mercados, pequenos comércios de bairros para participarem de uma audiência

20.12.2017 - 14:00
Presidente do Legislativo indica representante da Sociedade Civil no PreviCarazinho.

Seguindo o que dispõem a LEI COMPLEMENTAR Nº 115 que Criou o Instituto de Previdência dos Servidores Titulares de Cargo Efetivo no Município de Carazinho – PREVICARAZINHO,

Sessão Solene nº 328 (22/01/2018 - 20:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião SOLENE, a ser realizada dia 22 de janeiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 20 horas.