Câmara homenageia 20 anos do curso técnico em enfermagem da escola Sorg

17/05/2016 08:38:00

A sessão ordinária da câmara de vereadores da última segunda-feira homenageou os 20 anos do curso técnico em enfermagem da Escola Sorg. O reconhecimento integra as atividades da semana de enfermagem do curso técnico que chega a sua 14ª edição neste ano. A programação conta ainda com feita de saúde, simulação de atendimento de primeiros socorros em áreas abertas, além de minicursos e um jantar de encerramento.

Como a sessão não tinha nenhum projeto em pauta, foram aprovados somente os requerimentos protocolados pelos vereadores. Em seguida, foi iniciada a homenagem ao curso técnico chamando à frente no plenário a diretora atual da escola Marisa Xavier do Carmo, Jones Castoldi, que era diretor quando o curso de enfermagem foi instituído; Maria Otilia Prestes, coordenadora do curso; Tânia Míssel César como primeira professora do curso; Adriana Almeida Moraes, primeira aluna a colar grau e Jussara Helena Reali, coordenadora pedagógica.

Todas essas pessoas receberam um certificado do Legislativo em reconhecimento aos serviços prestados, ressaltando da importância deste curso técnico que é o único gratuito na área.

Durante a sessão somente um vereador por bancada usou a tribuna para prestar a homenagem aos 20 anos do curso. O primeiro a falar foi o vereador Estevão De Loreno pela bancada do PP, seguido do vereador Alaor Tomaz pelas bancadas do PDT, PSDB e PSD, Gian Pedrosos pelo PSB, Rudi Brombilla pelo PTB e o presidente da casa que fez o fechamento por parte do Legislativo.

A diretora do Sorg Marisa Xavier do Carmo foi quem falou em nome da escola e agradeceu o Legislativo pelo reconhecimento, destacando as mudanças na matriz curricular que agora oportuniza os estudos no período da noite. Também contou um pouco sobre a história da instalação do curso em Carazinho e agradeceu a todos os professores pela dedicação.

O curso técnico

A Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg será homenageada na próxima segunda-feira (16) pelo poder Legislativo, como reconhecimento dos 20 anos do curso técnico em enfermagem ofertado pela escola. O ato está previsto para acontecer durante a sessão ordinária, onde será entregue um certificado à direção como forma de valorização aos serviços prestados a comunidade.

De acordo com os documentos entregues pela Escola ao Legislativo, o curso foi criado para atender as necessidades do mercado e às exigências dos órgãos de fiscalização do exercício profissional da área de enfermagem. O material cita ainda que as primeiras tentativas para a criação do curso iniciaram em 1993, “quando o Hospital de Caridade de Carazinho. A Escola e a 39ª Delegacia de Educação reuniram-se para discutir o assunto”. O projeto havia sido elaborado pela professora Nelci Ehrhardt coordenadora pedagógica da escola na época e a enfermeira Dilá Salenave, funcionária do HCC na gestão da diretora Olívia Maria Wildner e tendo como presidente no hospital Romeu Scaglia Barleze.

Após os tramites legais e a aceitação do processo de criação do curso, em 1996 houve a autorização para a implantação do curso técnico de auxiliar de enfermagem que funciona até hoje na escola.