Legislativo ouve reivindicação de entidades esportivas

02/05/2016 17:16:00

A câmara de vereadores sediou nesta segunda-feira (02) uma reunião com entidades do esporte, Conselho Municipal da Criança e Adolescente – COMDICA, conselho municipal de esporte e vereadores para discutir a não destinação de recursos do município ao esporte local. O assunto vem sendo tratado há uma semana dentro do poder legislativo, onde ficou definido que na segunda todos os clubes iriam participar e buscar uma forma de pressionar a administração para destinação de recurso próprio do município na Lei de Auxílio e Subvenções.

O assunto veio à tona no mês de abril, quando o projeto foi encaminhado ao Legislativo. Na descrição das entidades que serão beneficiadas, não há entidades como Trianon, Sercesa, Pinheiro, Veterano e Vasco da Gama. Esses clubes estão citados no projeto pela contribuição do Imposto de Renda, campanha feita pelo COMDICA anualmente. A informação causou revolta dos clubes que procuraram o Legislativo para buscar apoio na não aprovação deste projeto.

Após diversas reclamações e entidades cobrando a câmara, o vereador Alaor Tomaz marcou a reunião para esta segunda-feira a fim de encontrar uma solução para o problema. O próprio vereador foi quem iniciou a reunião e lamentou que  em pleno ano Olímpico o município não está dando valorização nenhuma ao esporte.

Em seguia Marleide Lorenzi, membro do COMDICA, esse valor está disponível a estas entidades desde fevereiro depositado no banco, porém o Executivo é que não teria feito o repasse, “o dinheiro está lá parado e as entidades estão sem receber”, declarou.  Também fez queixas em relação a audiência pública sobre o orçamento, realizada no ano passado, onde ela teve direito de se pronunciar “nós não fomo ouvidos na audiência pública de diretrizes orçamentárias, fui proibida de falar em nome do conselho da criança e do adolescente”, lamentou.

Ainda conforme Lorenzi, o prefeito poderia ter mandado um projeto para que o valor fosse repassado às entidades e também, pediu para que os vereadores cobrassem pelo menos o mesmo valor repassado no ano passado. “Não queremos tirar o dinheiro de ninguém (outras entidades), só queremos que o nosso seja repassado também”, ressaltou.

Representando o Pinheiro, Fátima Varela cobrou algo mais efetivo, como levar as crianças e pais até a prefeitura e mostrar a força das entidades perante o executivo, “estamos cansados de ficar miseriando para esses prefeitos, nós estamos o trabalho social para tirar as crianças de um caminho perigoso e não é somente este prefeito, são todas as administrações”. Também cobrou a prestação de contas da Fundescar que há três anos não é realizada e a entidade continua a receber dinheiro público.

O diretor de esportes Sérgio Almir Peixoto também falou e disse apoiar as entidades, mas lamentou a situação que vive no departamento com a falta de recurso.

Após vários pronunciamentos, o grupo optou por se dirigir até a prefeitura a fim de cobrar do prefeito alguma medida, porém ao chegar ao local foram informados  de que o chefe do executivo não estava presente , mas estava retornando para o gabinete. Após alguns minutos, foi marcado para a terça-feira (03), pois o prefeito não iria para a prefeitura. Caso não haja uma resposta positiva do prefeito, os clubes pensam em fazer uma manifestação em frente a prefeitura.