Plano de Saneamento é apresentado à comunidade

O Plano de Saneamento Básico para o município de Carazinho foi apresentado na última terça-feira (22) na Câmara de Vereadores, após levantamento técnico da empresa Ifra-Geo nos últimos seis meses. Apesar de pouca participação popular, estiveram presentes pessoas dos bairros Sassi, Alvorada, Santo Antônio e Oriental, do gerente local da Corsan Ermógenes Bodanese.

Quanto ao PSMB, foi relatado pelo secretário de planejamento Roberto Klein, que o plano foi elaborado em um de seis meses, onde foram realizadas nove audiências, destas, seis nos bairros e três no interior (Molha Pelego, São Bento e Pinheiro Marcado).

Após os relatos dos moradores foi realizado um diagnóstico nos quatro eixos do saneamento: Esgotamento Sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem urbana. Em cada um deles os técnicos apresentaram os principais problemas do município e em seguida os cenários tendencial, otimista e ideal.

O primeiro a ser apresentado foi sobre o abastecimento de água, onde os principais problemas levantados foram: perda elevada de água, reservatório sobrecarregado (fazendo com que haja falta de abastecimento de água em alguns bairros) e poços não legalizados (interior). As sugestões apresentadas são criação de um setor responsável pelo saneamento básico formada por técnicos, fiscalização e legalização dos poços e nova reservatório de água.

No esgotamento sanitário, os principais problemas são: somente 30% do esgoto considerado adequado, falta de fiscalização, esgoto individual de forma irregular, entre outros. Sugestões: ações educativas, criação de lei municipal para ligação das redes de esgoto, campanhas de conscientização a ser iniciado em 2018.

Quanto aos resíduos sólidos as soluções apresentadas ao público foram: criação de um departamento gestor na secretaria de obras  para resolver os problemas do lixo, ampliação do serviço de varreção, implantação da coleta seletiva, aquisição de novos contêineres  (atualmente são 150 orgânicos e 50 recicláveis, porém o plano prevê que sejam adquiridos mais para 250 seletivos e 145 orgânicos) que ficarão entre as Avenidas são Bento, Flores da Cunha e Pátria; novo caminha  compactador, incentivar a separação do lixo e cria lei que com sanções a quem não colaborar.

O principal problema na questão dos resíduos sólidos foi quanto a célula do município, que está tecnicamente esgotada, ou seja, necessita urgentemente achar um local para ser colocado o lixo, tendo o Executivo três opções: mandar o lixo para fora, nova célula ou terceirização do serviço.

Por fim, o último cenário apresentado foi de serviços de drenagem, onde foi constatado pelos técnicos e que não um cadastro de micro e macro drenagem no município, sem padrão nas bocas de lobo ou na localização das mesmas. Por esse motivo, foi sugerido que o município reavaliasse esses quesitos.

O plano vai agora para avaliação do Executivo e após aprovação, segue para a Câmara de Vereadores para ser aprovado e se tornar Lei. A expectativa é que o plano seja encaminhado a Câmara no mês de fevereiro.