Mais Educação: Escola solicita apoio de vereador para continuidade do programa

O Programa Mais Educação vem sofrendo cortes desde o início do ano em todos o país, com isso muitas escolas tem encerrado as atividades do programa por não ter condições de manter os alunos em atividades durante o turno integral.  Em Carazinho a realidade não é diferente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Piero Sassi vem sofrendo com a falta de repasse e já iniciou a dispensa dos oficineiros que prestavam o serviço a escola.

Diante da situação, a direção da escola conversou com o  vereador Alaor Tomaz a fim de solucionar o problema e para que se mantenha o programa em Carazinho, visto que o Piero Sassi integra ao Mais Educação desde 2010. Além disso, a diretora da escola Débora Moreira comentou que o bairro é de grande vulnerabilidade social e o programa tem contribuindo para a formação dos alunos através de oficias. “Vem sendo muito proveitoso para as crianças desenvolverem as mais diversas oficinas, apreendendo valores que levarão para a vida deles” relatou.

Segundo a direção já foi realizado vários contatos com o MEC sobre o possível repasse para a escola. Em abril foram informadas de que as escolas que tivessem menos de R$ 5 mil disponível  não receberiam o repasse naquele momento. Em agosto a escola teria feito novo contato onde o Ministério da Educação garantiu que faria o repasse nos próximos dias, porém  agora em setembro foi sugerida a suspensão das atividades temporariamente. A notícia causou preocupação para a comunidade escolar, pois para muitos pais o programa era uma segurança do filho na escola, além de garantir uma alimentação equilibrada para as crianças.

A diretora da escola, Débora Moreira disse ser o programa de suma importância, “tendo em vista a violência que eles estão expostos, o Mais Educação é uma forma de garantir que esses alunos se tornem cidadãos de bem em nossa sociedade”, comentou.

A EMF Dr. Piero Sassi atualmente conta com 341 alunos matriculados, destes, mais de 110 no turno integral permanecendo na escola durante sete horas, ou seja, no turno inverso. Para aproveitamento destes alunos, são oferecidas oficinas de apoio pedagógico, esporte, arte, dança, violão, coral, Taekwondo, hora escolar e oficinas  de artesanato para as mães.

O vereador Alaor Tomaz ressaltou que estará buscando forma em Brasília para que a escola não fique sem o repasse e não deixe as crianças desatendidas. Comentou de um requerimento assinado por ele repudiando o governo federal elos cortes na educação e no programa. “Isso mostra a preocupação que se tem com a educação, cortando dinheiro, cadê a Pátria Educadora? Mandando suspender um programa que vem dando certo em nossa comunidade” ressaltou o vereador.  Segundo Alaor, vários pais entraram em contato com ele expondo a preocupação em onde deixar os filhos que até então estavam seguros na escola.

O programa:

Segundo o site do MEC, o Mais Educação é ofertado às escolas públicas de ensino fundamental, consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes.

As atividades de educação integral compreendem estratégias para o acompanhamento pedagógico diário da aprendizagem dos estudantes quanto às linguagens, à matemática, às ciências da natureza, às ciências humanas; bem como quanto ao desenvolvimento de atividades culturais, da cultura digital, artísticas, esportivas, de lazer e da abertura das escolas aos finais de semana.

A reorganização curricular e a ampliação das dimensões que constituem a ação pedagógica fomentadas pelo Programa implicam em possibilitar a garantia do direito à aprendizagem significativa e ao desenvolvimento desses estudantes. Desta forma, diz respeito aos processos socializadores e formadores amplos, envolvendo práticas que desenvolvem as múltiplas dimensões humanas — cognitiva, psicomotora, sócio afetiva, estética e ética — e incentivam a construção de projetos de vida.

O Programa Mais Educação constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico (obrigatório); Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica; Cultura, Artes e Educação Patrimonial; Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária e Criativa/Educação Econômica; Educação em Direitos Humanos; Esporte e Lazer e, Promoção da Saúde.