Vereadores buscam informações sobre projeto de taxas ambientais‏

Em busca de mais esclarecimentos sobre o Plano de Política Municipal de Sustentabilidade Ambiental do município, os vereadores Erlei Vieira e Paulino de Moura estiveram na manhã desta terça-feira (16) reunidos com o secretário municipal de meio ambiente de Caxias do Sul para tratar do assunto. O projeto implantado em Caxias é considerado modelo para os municípios e por este motivo o presidente do Legislativo optou por conhecer melhor o funcionamento de diferentes locais antes de aprovar o que foi elaborado pelo município de Carazinho.

Segundo o presidente, vereador Paulino de Moura isso é uma prevenção ao que ocorreu durante a aprovação do Plano Diretor, onde segundo ele, não foi feito um estudo sobre o mesmo o que acabou deixando a desejar em diversos pontos. Para evitar que ocorram problemas futuros, Paulino optou por buscar subsídios e ter outras opiniões sobre o assunto.

Sendo assim, elegeram Caxias do Sul pelas referências na implantação deste projeto. Em reunião, o secretário do Meio Ambiente daquele município Adivandro Reck recebeu os vereadores e analisou o projeto de Carazinho. Adivandro é também professor universitário, ambientalista e considerou o PL muito interessante.

Os vereadores questionaram sobre os problemas com os produtores rurais, onde a classe sofreria com a alteração de cobrança de algumas taxas. Em relação a isso, Reck comentou com os vereadores que em Caxias a secretaria trabalha em parceria com o Sindica Rural e o Sindicato dos trabalhadores Rurais e que o mesmo pode ser feito em Carazinho.

Para esclarecer alguns pontos, o vereador Paulino de Moura convidou o secretário para que viesse conversar com os membros do DEMA, secretaria de desenvolvimento e entidades de classe para que possam debater o assunto de uma forma ampla. Adivandro aceitou o convite e disse estar a disposição para discutir o assunto e inclusive dar algumas orientações para a implantação desse projeto.

Os vereadores saíram de Caxias bastante satisfeitos com a troca de informações e seguem para Canoas onde na quarta-feira (17) terão um a audiência com o secretário municipal de meio ambiente daquele município. Após o retorno os vereadores, será procurado o DEMA para marcar novas audiências antes da aprovação.