Notícias

Personalidades carazinhenses são homenageadas

23/01/2019 12:10:00

 

A Câmara de Vereadores de Carazinho homenageou na noite desta terça-feira, 22, treze importantes personalidades da comunidade em reconhecimento ao trabalho e dedicação em suas áreas em prol do desenvolvimento do município. Os agraciados receberam os títulos de Cidadã Emérita de Carazinho, Cidadão Honorário, Destaque Jornalístico e Eleitor Presente e as Comendas O Bombeador e Leonel de Moura Brizola.

O evento, que marca ainda as comemorações dos 88 anos de emancipação político-administrativa do município, reuniu diversas autoridades, lideranças e a comunidade no Salão de Eventos do Asilo São Vicente de Paulo. Na oportunidade, o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, informou que os indicados pelo Executivo Municipal receberão os títulos em outra oportunidade.

Durante a cerimônia, o líder da bancada do PP, Tenente Costa, ressaltou em seu pronunciamento o merecimento dos títulos por parte dos agraciados, enquanto o vereador Marcio Luiz Hoppen, líder da bancada do MDB, garantiu que tal situação confirma que cada colega vereador acompanha o trabalho de cada um e o considera exemplo. O líder do PSB, Gian Pedroso, também afirmou que com estas entregas os homenageados são reconhecidos publicamente pelo seu trabalho em prol do município.

O vereador, Ivomar Tomate de Andrade, líder do PTB, enfatizou que é fundamental destacar que cada um é exemplo para as crianças, e que cada um fazendo  a sua parte a sociedade será melhor para todos.  O vereador Anselmo Britzke, líder do PDT, também lembrou que os homenageados eram de áreas distintas da cidade que juntos contribuem diariamente para o futuro. Já o líder do PSDB, Fábio Zanetti, reconheceu que esta ação demonstra que ao trabalharem juntos, Legislativo, Executivo e comunidade podem contribuir para oferecer uma Carazinho melhor para todos.

 

Gratidão

Em nome dos homenageados falou o pastor Edilson Batista de Oliveira, que destacou que este reconhecimento também se deve as pessoas que estão do lado de cada um, como família, amigos e colegas de trabalho. Lembrou que entre eles, há profissionais de áreas diferentes, mas que juntos constroem a história do município. “Nos sentimentos honrados, mas sabemos que temos a responsabilidade de deixar um legado para a comunidade”, destacou.

O prefeito Milton Schmitz, agradeceu a cada agraciado pelo trabalho realizado, bem como, da Câmara em indicar as homenagens. Disse estar feliz por perceber o brilho no olhar de cada homenageado e seus familiares pelo reconhecimento, porque sabe que nenhum deles executou suas obras pensando em receber algo em troca, mas sim porque amam esta terra e querem marcar história.

O presidente do Legislativo, vereador Daniel Webber, agradeceu a todos ressaltando que sem cada um agraciados e dos presentes, não haveria motivo para estarem  reunidos, comemorando a homenagem, no mesmo período em que se celebra os 88 anos da cidade. “Nossa gratidão pelo trabalho desenvolvido por vocês. Entendemos que cada homenageado merece muito este reconhecimento, porque representa cada cidadão carazinhense que, a cada novo dia realiza um trabalho diferenciado”, constatou ao dirigir-se aos homenageados.

 

Conheça brevemente os homenageados

- Lisandra Sandri, Cidadã Emérita de Carazinho, Lei Municipal nº 8.435/18

Possui graduação em Pedagogia, é especialista em Educação Especial e mestre em Educação. Tem desenvolvido diversos trabalhos na área da educação inclusiva; é  educadora da rede municipal e da Ulbra.

- Dilon Dias Duarte, Cidadão Honorário de Carazinho, Lei Municipal nº 8.429/18

Tem formação em técnico contábil e foi funcionário autárquico federal. No início dos anos 50 aprendeu o ofício de escultor/entalhador e por isso, desenvolveu diversos trabalhos em madeira como portas residenciais, troféus, quadros, estatuetas, portas retratos, etc, cujas obras estão espalhadas por vários estados do Brasil e fora dele. Foi revisor, editorialista e gerente do Jornal O Noticioso e desde 2017 é revisor da revista Contato Vip.

 

- Munira Medeiros Awad, Comenda O Bombeador, Lei Municipal nº 8.427/18

Natural de Palmeira das Missões, tem 59 anos. É formada em Pedagogia e especialista  em Epistemologia das Ciências e Gestão Estratégica Empresarial. Desempenhou papel importante em diversos eventos e projetos institucionais representando a Universidade de Passo Fundo. É presidente do Corede Produção, presidente do Fórum dos Coredes, diretora Interina da UPF Campus Carazinho e Diretora Educacional da Associação Comercial de Industrial de Carazinho (ACIC). É Cidadã Honorária concedido pela Câmara Municipal de Carazinho em 2017.

 

- Leomar Luís Tombini, Comenda O Bombeador, Lei Municipal nº 8.428/18

É nat ural de Carazinho e tem 62 anos. Desde 1978 se dedica à agricultura e pecuária, criando em 1998 a Sementes Tombini, uma unidade de beneficiamento de sementes. Também conquistou posições de destaque no Freio de Ouro em Esteio com sua cabanha de cavalos crioulos. Atua também no ramo de construção civil desde 2005 com a Construtora e Incorporadora Tombini. É presidente do Sindicato Rural desde 2013.

 

- Luciano Luiz Alt, Comenda Leonel de Moura Brizola, Decreto Legislativo, nº 028

É natural de Carazinho e tem 39 anos. É médico oncologista, mestre em Envelhecimento Humano, responsável técnico do Serviço de Oncologia HCC, do Serviço de Oncologia do Hospital Prontoclínica de Passo Fundo e professor da UPF, além de preceptor de residência e responsável de internato no HCC. Tem diversas ações em instituições de ensino superior internacional sendo Membro da Sociedade Européia de Oncologia.

 

- Leandro Rheinheimer, Comenda Leonel de Moura Brizola, Decreto Legislativo, nº 020/18

É natural de Carazinho e tem 46 anos. É graduado em Administração e possui MBA em marketing. É diretor comercial da empresa Coqueiros Supermercados, fundada pelo seu pai em 1971, a qual conta com quatro supermercados e dois restaurantes, empregando hoje 300 colaboradores. Participou de diversas organizações locais e estaduais exercendo cargos de lideranças nas mesmas, inclusive recebendo prêmios de destaque como empresário.

 

- Ivo Sotilli Bittencourt, Comenda Leonel de Moura Brizola, Decreto Legislativo, nº 022/18

É natural de Barra da Foice, interior de Santa Catarina. Tem 56 anos e reside em Carazinho há 43, trabalhando no ramo de chapeação. Desde 1986 mantém a Bittencourt Automotive, se tornando referência de bom serviço e atendimento.

 

- Diogo Radtke Portella, Comenda Leonel de Moura Brizola, Decreto Legislativo, nº 023

É natural de Passo Fundo, tem 39 anos e é bacharel em Direito. Empreendedor que mantém vários projetos filantrópicos em andamento com instituições de atenção a idosos, deficientes, pessoas em tratamento de saúde e financiamento de ensino superior. Uma das principais ações é o projeto Toneladas de Amor, criado há quatro anos, que já beneficiou 85 famílias de baixa renda carazinhense, que recebem mensalmente cestas básicas. O projeto entrega mais de duas toneladas de alimentos todo o mês.

 

- Edilson Batista de Oliveira, Comenda Leonel de Moura Brizola, Decreto Legislativo, nº 024/18

Tem 58 anos, graduado em Ciências Econômicas e em Direito e possui cursos teológicos. É missionário da Igreja de Cristo e desde 2012 é presidente do CETRAT, Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos, fundado por ele em 1994 com o apoio de membros da Igreja Batista da Glória. É ainda presidente do Conselho de Segurança Alimentar e palestrante na prevenção e tratamento de dependência química.

 

- Carlos Alberto Pereira da Silva, Comenda Leonel de Moura Brizola, Decreto Legislativo, nº 029

O Pastor Bebeto, como é conhecido, é Natural de Erechim e tem 50 anos. É bacharel em Teologia, fundador e presidente da Ação Social Projeto Conquistar, entidade de acolhimento a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; capelão em entidades de recuperação de dependentes químicos e escolas, palestrante motivacional e organizador de projetos de inserção de jovens no mercado de trabalho através de parcerias empresariais.

 

- Valdomiro Lopes de Oliveira, Comenda Leonel de Moura Brizola, Decreto Legislativo, nº 021/18 (in memorian)

Natural de Carazinho faleceu em dezembro do ano passado aos 74 anos. Desde o final da década de 1960 trabalhava no ramo de transporte intermunicipal com a família e depois, no final da década de 1970, foi pioneiro junto com os irmãos no transporte interestadual. Em 2003 ele e os filhos Fabrício e Clayton fundaram a Lopes Sul, que atua no transporte de passageiros, cargas e encomendas em sete estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, MS, GO e MT). Em seu nome recebeu a comenda o sr. Ivo Rabusck.

 

- Marcelo Fripp Kieling, Destaque Jornalístico, Lei Municipal nº 8.434

É natural de Condor e tem 40 anos. É radialista e jornalista com especialização em gestão Pública. Passou por diversos veículos e assessorias de comunicação em 15 anos de profissão. Desde abril de 2017 integra a equipe do Grupo Diário da Manhã de Carazinho. Na empresa exerceu a função de repórter policial e unidade móvel e também assumiu a função de setorista esportivo.

 

- Rodrigo Marques Castanha, Eleitor Presente, Lei Municipal nº 8.436

Rodriguinho, como é popularmente conhecido, é natural de Carazinho e tem 30 anos. Desde 2008 acompanha a política local, participando de campanhas e trabalhando na área. Desde 2013 acompanha assiduamente as sessões plenárias e outras atividades do Legislati

FOTOS

Homenageados
O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×