Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) pode ser uma realidade também em Carazinho

Na última semana o vereador Grandó (PTB) esteve visitando o município de Farroupilha na serra gaúcha, a fim de conhecer o PROGRAMA DE ATENDIMENTO DOMICILIAR (PAD – Farroupilha). Este programa foi premiado pelo Prêmio Gestor Público em 2008 e apresenta uma proposta inovadora e que auxilia no tratamento de pacientes que não tem como se deslocar até as unidades de saúde do município.

O programa foi instituído pelo ex-secretário da saúde e atual prefeito do município Ademir Baretta e pela enfermeira Aline Generali. Neste ano, o programa continua em plena atuação e conta com o apoio do atual Secretário da Saúde e do Meio Ambiente Sr. Itarory Fagherazzi,  da geriatra Dra. Ana Paula e do fisioterapeuta Dr. Leslie.

O atendimento consiste em visita domiciliar (avaliação e estabelecimento de plano assistencial), atendimento domiciliar (atividade assistencial e orientação) e internação domiciliar (atividades assistenciais especializadas); este programa visa tratamento de pacientes em seu próprio domicilio com a presença familiar e de amigos e mostra-se com níveis mais elevados de recuperação do que em sistema convencional. Apresenta grandes vantagens, pois preserva as relações familiares, o paciente fica menos exposto ao ambiente familiar e seus riscos e facilita a rotatividade de leitos para os casos de internação hospitalar e oferece uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Os serviços realizados baseiam-se na avaliação, procedimentos de enfermagem, orientação a familiares e cuidadores, avaliação de riscos e consulta médica quando necessário.

Pensando no atual cenário do Brasil que apresenta aumento da população idosa e de sua expectativa de vida, do número reduzido de leitos hospitalares e do aumento na expectativa de vida dos portadores de doenças crônicas; que o vereador Grandó pretende viabilizar este programa adequando-o as necessidades de nossa população e a realidade de nosso município, com foco na terceira idade.

Neste sentido é que nos próximos dias o vereador irá iniciar uma pesquisa observando as necessidades de nossa população no que tange a infra-estrutura, faixa etária a ser atendida, profissional necessário a adequação do programa e regiões iniciais de atendimento. Grandó afirma que, após o levantamento destes dados e efetuado as devidas adequações ao programa, espera-se que o executivo também auxilie para que este PAD seja também realizado em nosso município.