Energia renovável é pauta de reunião no Legislativo

A presidente Sandra Citolin e os vereadores Erlei Vieira e Paulino de Moura receberam no gabinete da presidência o Engenheiro, Udo Schimiedt proprietário da empresa Tropical Energia. O objetivo da visita foi apresentar aos vereadores o seu projeto inovador na região para produção de energia eólica e fotovoltaica.

Segundo o proprietário da empresa a região de Carazinho possui condições para produção de energia eólica possuindo matéria prima para geração de energia o ano inteiro.  O proprietário ressaltou sobre qualidade dos equipamentos utilizados, a empresa trabalha com equipamentos de primeira linha, importados dos Estados Unidos e podem fornecer energia para empresas e também residências.

O equipamento que está sendo comercializado é o Aerogerador 220 volt que gera em torno de 500 W/mês, podendo atender o fornecimento de energia de uma residência e até mesmo propriedades rurais. No caso das empresas podem se agrupar diversos aerogeradores dependendo da demanda de energia necessária.

A presidente Sandra Citolin parabenizou a empresa por essa iniciativa, "precisamos de projetos assim que venham a contribuir com a geração de energia renovável, evitando futuros danos ao meio ambiente como é o caso da criação de novas hidroelétricas que acabam devastando cidades".

Sandra ainda lembrou a empresa do programa eficiência energética que é desenvolvido anualmente pela Eletrocar, "temos o conhecimento da normatização implantada pela ANEEL que estabelece a obrigação das empresas concessionárias de energia aplicaram anualmente o montante de, 0,5% de sua receita operacional liquida em Programas de Eficiência Energética, no ano passado foram contempladas residências com aquecedores solares, quem sabe nesse ano o programa não contemple uma fonte alternativa de energia eólica".

Os representantes da empresa irão realizar contato com a Eletrocar e realizar tratativas para viabilizar a implantação do projeto.