Vereador Leandro questiona aumento na tarifa de transporte coletivo urbano

A crise mundial de crédito afeta as maiores potencias mundiais inclusive as grandes empresas brasileiras, dificultando a sobrevivência das empresas geradoras de emprego e renda. Mesmo assim, a partir do dia 1º de abril, passou a vigorar um aumento de 15% nas tarifas de transporte coletivo urbano de Carazinho.

A este respeito, o vereador Leandro Adams (PT), questiona o percentual deste aumento levando em consideração, que o trabalhador e usuário de transporte não recebeu um aumento de 15% em seus benefícios, e as empresas não conseguiram repassar esta porcentagem em seus produtos. Desta forma, cabe a necessidade de análise das planilhas de custos que induziram a empresa a implicar este aumento as tarifas.

Aliado a este fator abre-se um leque para utilizarmos os trabalhos de nossas duas universidades, que já apresentam monitoramento na variação da cesta básica em nosso município, para que nos auxiliem a avaliar este aumento, encontrando justificativas para tal.

Conforme o vereador Leandro, o itinerário da empresa apresenta algumas deficiências as quais deveriam ser sanadas antes de se levantar qualquer hipótese de aumento tarifário. Pois, não é justo o usuário que necessita de transporte para as universidades ou para o distrito industrial ter de utilizar duas passagens para chegar ao local de trabalho ou estudo.

Por não existir linha direta da maioria dos bairros para estes locais, sugerimos a criação de uma central junto a Gare para re-embarque dos passageiros a outro destino sem aquisição de um novo vale-transporte. Outro fator importante que se poderia levar em consideração, é a aquisição de passagens por trecho, dia, semana ou mês. Atitudes como esta faria as empresas, administrar melhor seu fluxo de caixa.

Aliado a isto, esta a falta de estrutura da empresa a qual não disponibiliza postos de venda de passagem fora da área da empresa. Como ressalta o vereador, com a modernidade poderíamos ter compra de passagem pela Internet, ou máquinas instaladas em pontos estratégicos da cidade.