Sandra e Erlei reuniram-se com o secretário da saúde

Na tarde de ontem a presidente, vereadora Sandra Citolin e o vereador Erlei vieira reuniram-se com o Secretário da Saúde, Mauro Mazzutti para tratar sobre agilização da instalação da UPA no município, a rede de amparo ao dependente químico, acessibilidade às pessoas com deficiência e a instalação do Caps Álcool e Drogas.

Inicialmente a presidente Sandra Citolin apresentou a preocupação do Conselho Municipal dos Direitos das PcDs de Carazinho quanto acessibilidade a nova sede do Centro de Especialidades Médicas, referente a esse tema o Secretário informou que em Setembro deve ser inaugurado a nova sede que irá possuir estrutura para atender as pessoas com Deficiência,  segundo Mauro "as novas instalações irão oportunizar um atendimento mais digno aos aproximadamente 130 pacientes que são atendidos diariamente pelos médicos do CEM".

Quanto à rede de amparo ao Dependente Químico o vereador Erlei Vieira colocou a preocupação com o tratamento oferecido na clínica e na comunidade terapêutica conveniada pelo município, o vereador comentou, "tive a oportunidade de visitar os dois prestadores de serviço e acompanho diariamente os dependentes que recebem o tratamento, com essas informações posso garantir que os resultados alcançados deixam a desejar. Precisamos conveniar uma comunidade terapêutica e uma clínica eficiente para otimizarmos os recursos públicos esse é a primeira etapa depois é preciso  investir no CAPS Álcool e Drogas que irá oportunizar um acolhimento hábil e um acompanhamento após a desintoxicação", o vereador ainda comentou sobre a importância de conhecer a fundo o programa terapêutico dos prestadores é essencial que possua a inserção dos doze passos que guiam as ações dos Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos.  Erlei comentou que caso o secretário aplique algumas destas ações "será possível gastar menos e resolver mais", precisamos também investir na prevenção que é a forma mais eficiente de controlar a problemática das drogas.

A presidente lembrou a necessidade de existir uma integração na rede de atenção ao dependente a SMS do município possui bons serviços é preciso que eles interajam entre si para gerar melhores resultados. Nossos postos de saúde devem acolher os dependentes e os conduzirem aos serviços de saúde do município temos 60 agentes de saúde e 12 equipes e Estratégia de Saúde da Família ESF. O vereador Erlei por sua vez sugeriu a realização de treinamentos com as equipes dos postos para que eles auxiliem o ambulatório de saúde mental.

O secretário recebeu as sugestões e colocou aos vereadores o problema enfrentado pelo grande número de compulsórias que onera os cofres públicos, segundo ele, "precisamos gastar menos para nos capitalizarmos para implantação do CAPS-ad e investir em prevenção, para isso iremos melhorar o fluxo dos dependentes".

A presidente e o vereador conversaram também sobre a agilização das instalações da Unidade de Pronto Atendimento UPA 24H que irá trazer para comunidade uma alternativa ao atendimento do Ambulatório do HCC desafogando esse serviço e recebendo recursos do Governo do Estado e Federal para subsidiar as ações.  Foi apresentada também pelos vereadores a necessidade de mobilizar toda equipe da saúde e a comunidade para conquistar o recurso para equipagem da UPA, Sandra destacou, "com certeza essa será uma das quatro demandas dos carazinhenses".

presidente Sandra Citolin, vereador Erlei Vieira e Mauro Mazzutti