Conferência Estadual Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: Avanços e Desafios

Aconteceu na última sexta-feira, (08), no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul a Conferência Estadual "Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: Avanços e Desafios" o evento teve a coordenação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres - (SPM). A nível estadual essa ação está incluída no Programa Destinos e Ações para o Rio Grande, da ALRS contatando também com apoio do Ministério de Políticas para as Mulheres.

Presentes no evento a Secretária da SPM, Márcia Santana, Presidente da Al-RS, Adão Villaverde e representando a Câmara dos Deputados Federais, Manuela D´Ávila, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

Durante a conferência foram apresentados cases de sucesso como a implantação do centro de referência e apoio a mulher, que já está em funcionamento no município de Santa Rosa; a criação da Secretaria Municipal da Mulher: que administra políticas públicas de enfrentamento contra violência às mulheres no município de São Leopoldo. Já o município de Caxias do Sul desenvolve através de um setor especifico o incentivo a uma cooperativa de Catadores e Reciclagem dos Resíduos Sólidos que é composta exclusivamente por mulheres.

A exemplo desses municípios o Poder Legislativo busca fomentar em Carazinho ações semelhantes como: a criação  da Delegacia da Mulher,  bem como a realização de uma audiência pública municipal que abranja a região para o engajamento do maior número possível de pessoas na  elaboração de políticas públicas para o enfrentamento a violência contra as mulheres.

Conforme dados extraídos do Governo do Estado, quatro em cada dez mulheres brasileiras (43,1%) já foram vítimas de violência em suas próprias residências. De todas as mulheres agredidas no país, dentro e fora de casa, 25,9% foram vítimas de seus cônjuges ou ex-cônjuges. Entre os homens, esse percentual é de 12,3%. O número de atendimentos feitos pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) cresceu 16 vezes de 2006 (46 mil) para 2010 (734 mil). Esta é uma situação preocupante e o debate deve formular propostas concretas, que deverão ser encaminhadas às autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para enfrentá-la.

No final do evento foram protocolados documentos junto a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, solicitando diversos pleitos para Carazinho, priorizando a criação da Delegacia da Mulher que é uma necessidade eminente da região. O pleito conta com o apoio da Delegacia Regional de Polícia, do poder Legislativo de Carazinho, das entidades de Classe e da comunidade local.

Em respostas aos pleitos em favor de Carazinho a presidente Sandra Citolin nesta segunda-feira recebeu resposta da Secretária Márcia Santana referente a realização da audiência pública regional para o dia 26 de julho, na terça-feira, ficou definido preliminarmente o plenário do Legislativo Municipal de Carazinho como sede para esse grande debate.