Presidente Sandra Citolin recebe representantes do CETRAT

A presidente Sandra Citolin recebeu na manhã dessa segunda-feira, representantes do Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos que solicitaram auxílio financeiro do Legislativo no sentido possibilitar ao centro a possibilidade de dar continuidade as suas atividades, atualmente o CETRAT possui uma dívida de R$20 mil com despesas de INSS e despesas de contabilidade. Atualmente a instituição está atendendo 6 internos e tem capacidade para atendimento total de 30 internos.

A ideia de direção da entidade é buscar a quitação dessa divida para que se possa buscar convênios com Municípios, o Governo do Estado e Governo Federal, além das quitações com os órgãos estaduais e federais é preciso também viabilizar o alvará da vigilância sanitária que está suspenso desde o início de 2010, segundo informações do Sr. José Ivo Uchôa, Presidente do CETRAT nesse momento todas exigências da Vigilância Sanitária estão de acordo, faltando apenas dois pareceres do COMEN e do Conselho Municipal de Saúde,  para ter o alvará provisório de funcionamento expedido.

A instituição possui um termo de ajustamento vigente até o final de 2011, que possibilita a emissão do alvará provisório, após esse prazo será preciso adequar totalmente a entidade as normas da RDC Nº 101 da ANVISA e a entidade pretende mobilizar-se juntamente com a classe política e a comunidade para captar recursos federais e estaduais para execução das adequações necessárias e manter suas portas abertas recebendo Dependentes Químicos com objetivo de recuperar vidas.

Outra possibilidade que se abre com toda documentação em dia é a prestação de serviços para o município que atualmente possui convênio com uma prestadora de serviços de Concórdia, com a realização de um novo certame para contratação de uma comunidade terapêutica provavelmente o CETRAT venha a ter grandes chances de ser o vencedor, pois além do município gastar com a internação, gasta com o transporte das famílias que precisam participar do tratamento juntamente os pacientes, o tratamento sendo realizado em Carazinho o custo de transporte será zero.

Durante a reunião a presidente Sandra Citolin entrou em contato com André Prado Diretor da Vigilância Sanitária que confirmou a qualificação do CETRAT a receber o alvará provisório, no mesmo instante foi contatada a presidente do COMEN Iná Brenner e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Irineu Graebin, para realização de uma visita à instituição e verificar in loco na manhã de terça-feira (21), a qualificação do CETRAT para recebimento dos pareceres positivos dos conselhos.