Homenagem a Leonel Brizola

Na tarde do último domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi inaugurado na Praça Albino Hillebrand o busto em homenagem ao carazinhense militante do Partido Democrático Trabalhista - PDT, Leonel de Moura Brizola.

Fizeram parte da solenidade representando o Legislativo Municipal a Presidente Sandra Citolin, como vereador e representante do PDT de Carazinho, Felipe Sálvia, Deputado Estadual Gilmar Sossella, os representantes da família de Brizola, Maria Helena Brizola e Rafael Brizola, o grande amigo de Brizola Romeu Barleze, o vice-prefeito Alexandre Capitânio, o prefeito Aylton Magalhães e demais autoridades locais, representantes de entidades, e comunidade carazinhense.

Histórico de Brizola

Leonel de Moura Brizola foi grande líder político no Brasil, nascido no vilarejo de Cruzinha, distrito de Carazinho, lançado na vida pública por Getúlio Vargas, foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) em toda a História do Brasil.

Foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara, e duas vezes governador do Rio de Janeiro.

Sua influência política no Brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência.

Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980, não conseguindo se eleger. Morreu aos 82 anos de idade, vitimado por problemas cardíacos.

Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonel_Brizola), Histórico Brizola.

Crédito: Cassiane Seben ASCOM- Prefeitura Carazinho
Crédito: DM/Francine Oliveira