Notícias

Ala de Desintoxicação de Dependentes Químicos - Plantas Complementares representam Entrave para Início da Obra

27/06/2026 15:25 - 1 min atrás

O projeto da Ala de Desintoxicação de Dependentes Químicos deu início no ano de 2009 quando o Ministério Público, o Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, Deputado Estadual Márcio Biolchi e os poderes Executivo e Legislativo se uniram para viabilizar esse projeto.

Através de um acordo entre as partes ficou definido que o Legislativo Municipal e o Governo do Estado iriam disponibilizar os recursos para construção da obra, orçada inicialmente em aproximadamente R$600 mil. A cargo do município ficou a elaboração dos projetos e ao HCC a responsabilidade de realizar a construção da unidade física e a administração do da ala após a conclusão.

Desde 2009 muito se evoluiu, a Câmara disponibilizou o recurso de R$300 mil logo após o acordo firmado, o Governo do Estado no início de 2011 disponibilizou a sua parcela de R$300 mil, o município disponibilizou o projeto arquitetônico e deu todo suporte para realizar as adequações exigidas pela Vigilância Sanitária do Estado. O edital para realizar o certame de contratação da empresa que irá executar a obra já foi elaborado pelo HCC.

Dentro deste contexto surgiu um entrave quanto às plantas complementares das instalações (hidráulicas, elétricas, lógica e de gás) que somente foram feitas manualmente devido a urgência do projeto e que posteriormente seria transferida para o computador, fato que ainda não aconteceu. O Administrador do HCC solicitou ao setor de Planejamento do município que tratasse desta matéria com urgência, pois esse é o impedimento atual para que seja lançado o edital e realizada a composição do custo total da obra.

O vereador Erlei Vieira vem trabalhando desde o início do projeto com apoio do legislativo em especial da vereadora Sandra Citolin e de imediato ao tomar conhecimento deste problema se dirigiu a Prefeitura para cobrar um posicionamento do Secretário do Planejamento Hélio Büllau, que se comprometeu de priorizar a conclusão das plantas complementares. "Até o dia 15 de maio, será entregue todo material ao HCC. Büllau ainda comentou que a intenção era repassar o projeto até o dia 20 de abril e o atraso aconteceu devido à necessidade urgente da elaboração de um projeto para realizar as adequações das instalações da unidade do SAMU que irá funcionar nas antigas instalações do CMPP."

Erlei agradeceu ao Secretário e comentou, "Passamos por diversas dificuldades neste projeto, acho que tudo que poderia dar errado já deu, agora é só iniciar a obra e correr atrás do recurso que irá faltar para conclusão deste projeto, já que com as adequações realizadas pela Vigilância de Saúde do Estado e a variação de valores de mão de obra e material de construção, o projeto não poderá ser concluído com o recurso depositado na conta do HCC que com os juros e correção monetária está em R$622 mil".

O vereador concluiu destacando a importância da união de esforços, após a conclusão da licitação, para que juntos, Entidades de Classe, Ministério Público, Poder Legislativo e Executivo Municipal, Deputados Estaduais e Federais seja possível disponibilizar o recurso necessário para conclusão desta obra. 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×