Vereador Erlei Demonstra Preocupação com SAMU

Preocupado com a instalação no município do serviço Salvar SAMU, em visita a Porto Alegre o vereador se reuniu com a Coordenadora de Enfermagem do SAMU-RS, Magda Dörr em busca de informações referentes a prazos de instalação do serviço.

O vereador foi alertado pela coordenadora que está sendo enviado um ofício a todos os prefeitos que não instalarem o serviço dentro de trinta dias terão que devolver as unidades ao serviço estadual. Magda explicou ao vereador que muitos municípios ainda não colocaram em funcionamento o SAMU por esse motivo será estipulado prazos que até então não existiam.

O vereador Erlei repassou a coordenadora que a ambulância de suporte básico em Carazinho deve iniciar as atividades, em breve, mas quanto ao serviço avançado existe um grande entrave, à falta de médicos, num momento que não temos nem mesmo o quadro dos ESFs completos será muito difícil conseguir profissionais para atuar junto ao SAMU. A coordenadora por sua vez comentou com o vereador que a falta de médicos é comum em muitos municípios que resolveram esse problema buscando profissionais junto aos maiores centros como Porto Alegre onde oferta de profissionais é maior.