SAMU – Projeto para Contratação de Pessoal foi Aprovado

Na última sessão realizada excepcionalmente na terça-feira, 29, foi aprovado o projeto para contratação emergencial da equipe que irá atuar na unidade básica do SAMU. Serão contratados cinco motoristas, cinco técnicas em enfermagem e uma enfermeira que irá coordenar o programa.

O projeto foi aprovado com emenda da Comissão de Justiça e Finanças composta pelos vereadores Eugenio Grandó, Leandro Adams e Gilnei Jarré, que alterou a vigência do contrato de trabalho de seis meses prorrogáveis por mais seis, para apenas seis meses, foi também incluído o critério de contratação, os membros da comissão tornaram obrigatória a contratação do pessoal selecionado na primeira Lista enviada pelo município para o regulador do SAMU em Porto Alegre.

O próximo passo a ser dado pelo município é o funcionamento da unidade de atendimento avançado, que deve ser instalado em breve, no momento em que forem encontrados profissionais médicos para atuarem junto a esse serviço.

Na região a dificuldade da implantação do Salvar/SAMU avançado vem se repetindo no município de Passo Fundo, o serviço também não esta funcionando pelo mesmo motivo, a falta de médicos.

Mais Informações sobre o SAMU

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul organizadas macrorregionalmente.

É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região.

Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo o paciente grave, ferido ou parturiente, em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.

Além disso, intermedeia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.