Lideranças Buscam Soluções para falta de Profissionais Médicos na Região

Lideranças da região se reuniram na tarde desta terça feira, (29), no gabinete da reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF),com o reitor José Carlos Carles de Souza. Fizeram parte da comitiva liderada pelo presidente da ACIC e vice-presidente do HCC Jocélio Cunha, o Prefeito de Carazinho Aylton Magalhães, Vice-Prefeito de Passo Fundo Rene Luiz Cecconello, Vice-Prefeita de Não-Me-Toque Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, Secretária de Saúde de Não-Me-Toque Bernardete Maria Mallmann Piva, Presidente do Sindicato Rural Carlos Eduardo Scheibe e representando o Legislativo de Carazinho, o Vice-Presidente Erlei Vieira.

As entidades de classe juntamente com o poder público vêm reivindicando para Carazinho uma extensão do curso de Medicina, conscientes que o caminho para alcançar esse objetivo é longo as lideranças reivindicaram juntamente com o Reitor da UPF a ampliação no número de vagas oferecidas para graduação de medicina.

Atualmente a universidade oferece 40 vagas no vestibular de inverno e o mesmo número no vestibular de verão. Foi solicitada a ampliação de pelo menos mais 20 vagas por ano, tendo em vista a necessidade da região e a escassez  destes profissionais para ocuparem as vagas oferecidas pelos municípios.

A Vice-Prefeita de Não-Me-Toque, comentou sobre os novos programas que estão sendo oferecidos pelo Ministério da Saúde e a necessidade crescente de formar profissionais para atender a essa demanda, dentre os programas se destacam a Estratégia de Saúde da Família e o SAMU, que possuem em sua equipe profissionais da medicina. Neste momento os municípios representados possuem deficiência no número de profissionais para atuarem junto ao serviço médico de urgência e aos ESFs.

A comitiva se colocou a disposição da instituição, juntamente com as entidades e a forca política para conquistar junto ao Ministério da Educação, mais vagas. O Reitor irá discutir juntamente com a direção do curso de medicina a possibilidade dessa ampliação, e será agendada nova reunião para apresentar os resultados desta discussão.

O vereador Erlei Vieira após o término da reunião considerou positiva a discussão, podendo trazer resultados concretos para auxiliar na falta de médicos em toda região, que vem prejudicando os serviços de saúde. Erlei comentou analisando a situação que ha dois vestibulares atrás a UPF oportunizava apenas uma turma no vestibular de verão agora já ampliou, isso mostra a sua intenção em contribuir na solução do problema, já que em média são mais de 50 candidatos por vaga em cada vestibular.