Aprovada Concessão de Abono Salarial as Agentes de Saúde

Os vereadores aprovaram em sessão ordinária projeto que autoriza concessão de abono salarial para as Agentes Comunitárias de Saúde que atuam juntamente às Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O incentivo é proveniente de recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e será pago mediante abono salarial no valor de R$510,00. Historicamente as agentes recebem esse valor no mês de janeiro, esse ano ele está sendo pago em março devido ao atraso no repasse.

Esse Plus oferecido as agentes é uma forma que a Secretaria Estadual da Saúde encontrou de prestar um reconhecimento ao relevante serviço prestado pelas Agentes de Saúde nos municípios gaúchos. Segundo a presidente do Legislativo que ressaltou durante a sessão de ontem o fundamental papel da agente de saúde no sistema de estratégia de saúde da família já que é ela que presta o primeiro atendimento à população repassando informações básicas e encaminhando ao serviço de saúde que irá dar andamento ao atendimento. Sandra ainda destacou que muitas vezes as agentes de saúde podem até mesmo resolver a demanda do paciente evitando a sobrecarga do posto de saúde.