Melhores Condições as Pessoas Portadoras de Deficiência

A convite da presidente do Legislativo Sandra Citolin, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação/ Altas Habilidades - CMPD Carazinho,  representado por Lizandra Roden, Alessandro de Oliveira Moraes e Joel Antônio de Oliveira reuniram-se na segunda-feira, 01,  com a presidente para planejar e articular ações voltadas a responsabilidade social para os portadores de deficiência.

A presidente durante a reunião se mostrou preocupada com a atual situação no município, no quesito acessibilidade, em especial nos estabelecimentos comerciais que em sua maioria, segundo Sandra, não contemplam acessibilidade total.

Alessandro atual presidente da ACADEV, Associação de e para deficientes visuais ressaltou o nicho de mercado que muitas empresas perdem ao não investirem na acessibilidade, pois atualmente os portadores de deficiência representam uma fatia considerável do mercado consumidor do município e procuram empresas que possibilitem a atendimento igualitário a todos seus clientes.

Durante a Reunião Lizandra sugeriu a presidente ainda que altere a legislação municipal, para que não autorize novas obras sem que seja contemplada no projeto acessibilidade, somente assim será possível alcançar um número maior de edificações com acessibilidade.

Ficou acordado entre os presentes uma nova reunião para o dia 11, ainda deste mês, para dar continuidade e pontuar ações a serem realizadas no município para melhoria da qualidade de vida das pessoas portadores de deficiência.