Horário das
Sessões
18:30h
Segunda-feira
19/12/2025 23:26 - 4 dias atrás
Os vereadores de Carazinho elegeram Adriel Machado (PSDB) como presidente do Poder Legislativo de Carazinho para 2026. Ele assume a partir de 1º janeiro. A eleição aconteceu nesta sexta-feira (19) no final da última Sessão Plenária Ordinária do ano, que foi adiantada da semana do Natal.
Somente uma chapa foi registrada e esta foi aprovada pelos edis, recebendo apenas o voto contrário do vereador Cleomar Silva (PP). Além de Adriel Machado como presidente, a Mesa Diretora ficou assim constituída: Vinícius Kunrath (PSB) como 1º vice-presidente; Éverton Huning (PP) como 2º vice-presidente; Luis Fernando Costa (Tenente Costa) (MDB) como 1º secretário; e Alaor Tomaz (PDT) como 2º secretário.
Já as comissões para 2026 ficam assim constituídas:
Comissão de Justiça e Finanças (CJF)
Comissão de Interesses Difusos e Coletivos (CIDC)
Titulares:
Luis Fernando Costa (MDB)
Suplentes:
Juliani Pinzon Pontes (PSDB)
Erlei Vieira (PP)
Bruno Berté (PDT)
César Salles (PSB)
Marcio Hoppen (MDB)
Durante seu pronunciamento, enquanto era aplaudido pela plateia e pelo Parlamento, Adriel Machado agradeceu aos colegas vereadores, à família, aos amigos e correligionários e disse emocionando que a conquista era de todos que acreditavam e o apoiavam e que trilhavam juntos este caminho. Também fez um agradecimento especial aos seus eleitores e cidadãos carazinhenses e ainda contou um pouco de como entrou na política. “Foi uma grande honra me tornar vereador e agora presidente desta Casa. Meu agradecimento a todos e aqui garanto que vocês terão o melhor de mim para manter esta Casa bem vista pela comunidade de Carazinho”, disse.
O presidente Bruno Berté desejou sucesso ao vereador Adriel e se colocou à disposição para auxiliar no que lhe fosse cabível.
Antes da eleição da Mesa Diretora aconteceu a votação dos projetos que estavam em pauta, todos de autoria do Executivo Municipal.
O primeiro projeto aprovado por unanimidade foi o PL nº 157/2025,que autoriza desafetação de uma área pública de 6 mil m² localizada na Vila Hípica, atualmente classificada como bem de uso comum do povo (praça), para a implantação de unidades habitacionais vinculadas ao Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida.
O segundo foi o PL nº 178/2025, que institui o Programa Municipal de Apoio ao Transporte Estudantil Intermunicipal - Passe Universitário no município. O objetivo é apoiar o deslocamento de estudantes residentes em Carazinho com insuficiência econômica para outras cidades onde frequentem cursos presenciais.
Os vereadores ainda aprovaram por unanimidade o PL nº 181/2025,que altera a Lei Municipal nº 3.920/1989, que estabelece o Plano de Carreira do Magistério Municipal. A matéria institui gratificação aos professores que exercem a função de Coordenador Pedagógico de Educação Infantil, Coordenador Pedagógico de Ensino Fundamental e Coordenador Pedagógico de Atendimento Educacional Especializado nas Escolas Municipais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE). O objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que assumem atribuições pedagógicas e administrativas indispensáveis ao pleno funcionamento das unidades escolares.
O quarto projeto aprovado foi o PL nº 184/2025, que autoriza a abertura de créditos especiais adicionais ao Orçamento de 2025 no valor de R$ 28 mil, oriundos do Programa Piaps Saúde dos Povos Indígenas, para a aquisição de materiais para o Acampamento Vyj Kupri.
Também foi aprovado o PL nº 183/2025, que dispõe sobre a instituição de Função Gratificada (FG) e da Função Gratificada Especial (FGE) para servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo do Poder Executivo e revoga a Lei Municipal nº 8.312/18. A matéria foi aprovada por 10 votos a 2, com votos contrários dos vereadores Cleomar Silva e Marcio Hoppen.
Os vereadores também aprovaram o PL nº 190/25, que concede a revisão geral anual dos servidores municipais de 4,50% a contar de 1º de janeiro do próximo ano. A matéria chegou na Casa ainda nesta sexta-feira e foi avocada pelo presidente Bruno Berté devido à urgência e por esta ser a última sessão do ano.
Em vistas
Também estava previsto para ser apreciado o PL nº 70/2025,que altera a Lei Municipal 7.095/2009, para incluir serviços de assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Centro de Assistência e Prestação à Saúde dos Servidores (CAPSEM) e estabelece normas para coparticipação e continuidade do tratamento. Entretanto, o vereadorVinícius Kunrath pediu vista à matéria e, portanto, ela deve retornar para apreciação somente no ano que vem.
Horários do Comércio
Também foi apreciado o PLC nº 5/2025,do vereador Bruno Berté,que acrescenta o artigo 106-A no Código de Posturas de Carazinho – Lei Complementar nº 003/85, com o objetivo de restringir o funcionamento do comércio nos sábados a partir das 13h, domingos e feriados nos meses de janeiro e fevereiro. A matéria recebeu parecer de inviabilidade da Comissão de Justiça e Finanças (CJF) devido ao risco de ser considerada inconstitucional, já que invade competência de outros entes. Berté pediu para que o parecer fosse derrubado, entretanto, os vereadores mantiveram o parecer da comissão por 11 a 1, tendo o voto contrário apenas do vereador Marcio Hoppen. Desta forma o projeto ficou prejudicado e nem chegou a ser votado.
FOTOS
Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora