Notícias

Juventude Legislativa realiza última sessão plenária do ano

24/11/2025 12:25 - 4 semanas atrás

 

Os jovens do Programa Juventude Legislativa 2025 de Carazinho participaram na quarta-feira (19) da última Sessão Plenária Ordinária deste ano. Na pauta estavam um requerimento de aplauso e quatro projetos de lei, ambos foram aprovados por unanimidade.

Lembrando que estes projetos são de autoria dos estudantes e são utilizados para análise deles dentro do Programa Juventude Legislativa. Essas propostas somente se tornam proposições reais em tramitação na Casa Legislativa se forem reapresentadas pelos vereadores.

Durante o uso da tribuna, os jovens vereadores defenderam suas proposições e agradeceram suas escolas, suas famílias e ao Legislativo Municipal pela oportunidade de participar do programa. Todos eles destacaram seu crescimento pessoal durante todo o ano e alguns deles, inclusive, confidenciaram o desejo de um dia concorreram a vereador.

Antes das votações da última sessão, os alunos realizaram novamente uma reunião de comissão permanente para entender o processo de análise dos projetos antes de irem à Ordem do Dia.

O diretor de expediente da Câmara Municipal, Jair Pereira da Cruz, parabenizou a todos os estudantes, seus familiares e professores que estiveram presentes ao longo do ano. “Tivemos muitos estudantes interessados que nos procuraram pedindo ajuda para construir seus projetos e ver como eles poderiam ser viáveis para a comunidade. Nós vimos o crescimento deles aqui dentro e foi muito gratificante. Esperamos ver eles futuramente representando a comunidade carazinhense”, destacou.

O vereador Valdoir de Lima esteve na sessão e também parabenizou os alunos. “Parabéns pela iniciativa de vocês de estarem aqui representando as suas escolas. Que todos possam ter entendido um pouco do nosso papel enquanto parlamentar e repliquem isso para o futuro”, afirmou.

Ao final da sessão, foram entregues os certificados de participação no Programa Juventude Legislativa para os estudantes. Familiares e professores acompanharam a sessão plenária.

 

Os participantes

No total, 15 estudantes indicados pelas escolas públicas e privadas do município, matriculados do 9° ano do Ensino Fundamental até o 2° ano do Ensino Médio, estavam aptos a participar do programa, mas nem todos compareceram aos encontros. Os que estiveram presentes puderam vivenciar o dia a dia de um vereador e o funcionamento da Casa Legislativa.

Eles foram convidados a criar projetos, requerimentos e indicações e entender todo o processo pelo qual passa uma proposição até virar lei. Neste ano, eles participaram ainda de um curso de oratória, disponibilizado especialmente para auxiliar na utilização da tribuna, e que, certamente, também contribuirá futuramente em outros aspectos da vida destes alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×