Notícias

Diploma de Mérito Social é aprovado na Câmara Municipal

23/09/2025 10:42 - 4 semanas atrás

 

Dos cinco projetos que estavam em pauta na Sessão Plenária Ordinária desta segunda-feira (22) na Câmara de Vereadores de Carazinho apenas uma proposição foi votada e aprovada por unanimidade.

Trata-se do PLL nº 45/2025, de autoria do vereador Erlei Vieira, que institui em Carazinho o “Diploma de Mérito Social”, que será destinado a homenagear instituições do terceiro setor que se destacam na promoção do bem-estar social, na cidadania e na inclusão.

Para receberem o diploma as organizações devem estar regularmente constituídas há no mínimo 10 anos no Município e estar desenvolvendo projetos sociais de forma contínua, com resultados comprovados em benefício da comunidade.

As organizações poderão se inscrever na Câmara Municipal e a Mesa Diretora realizará a análise e escolha inicial de três instituições inscritas. Depois, na última sessão ordinária do mês de novembro de cada ano, os vereadores votam e escolham a instituição vencedora. Essa receberá o Diploma de Mérito Social, em sessão solene do ano seguinte. As outras instituições selecionadas receberão o Certificado de Responsabilidade Social, na mesma oportunidade.

 

Pedidos de vista

Na pauta da sessão ainda estavam outros dois projetos, porém, ambos tiveram pedidos de vista. O primeiro foi o PL nº 108/2025, que autoriza a concessão de uso de imóvel do Município à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A matéria retornava de vista da sessão anterior e nesta segunda-feira recebeu um novo pedido, desta vez do vereador Alaor Tomaz.

Também entrou em vista o PR nº 4/2025, da Mesa Diretora, que dispõe sobre a filiação da Câmara Municipal de Carazinho - RS, à Associação de Câmara e Vereadores do Alto Jacuí e Região – ASCAMAJA. O vereador Marcio Hoppen (Guarapa) quer analisar a matéria.

 

Retirados

Ainda estava previsto para ser apreciado o PLL nº 31/2025, do vereador Cleomar Silva, que institui o Programa “Rua Amiga do Autista” no Município de Carazinho e dá outras providências. Entretanto, no início da sessão o próprio autor pediu a retirada de tramitação da proposição e, portanto, ele não deve retornar para votação.

Também deveria ser apreciado o PLL nº 39/2025, proposto pelo vereador Luis Fernando Costa (Tenente Costa), que denomina de Jorge Rodrigues Da Rocha (Caneco), o ginásio de esportes da antiga Fundescar, situado na rua Armando Farina 555, no Bairro São Miguel. Como Costa não estaria na reunião por questões particulares pediu para que o mesmo fosse retirado de pauta para ser apreciado na próxima semana, quando estivesse presente. O pedido foi aceito pelo presidente da Casa, Bruno Berté.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×