Notícias

Projetos aprovados e Setembro Amarelo em pauta na sessão plenária

02/09/2025 11:10 - 3 semanas atrás

 

Os vereadores de Carazinho aprovaram por unanimidade na Sessão Plenária Ordinária desta segunda-feira (01/09) seis projetos de lei. Quatro eram do Executivo Municipal.

O primeiro aprovado foi o PL nº 95/2025, que denomina o novo Posto de Saúde do Bairro Sassi como Luís José Kunrath, pai do vereador Vinícius Kunrath falecido há seis anos e que foi funcionário da Câmara Municipal. Familiares acompanharam a sessão.

O segundo foi o PL nº 104/2025, que autoriza doação de área a Landrin - Indústria e Comércio de inseticidas Ltda. Representantes da empresa também estavam presentes e agradeceram a aprovação.

O terceiro foi o PL nº 112/2025, que foi avocado no início da sessão pelo presidente Bruno Berté, que autoriza a abertura de crédito especial ao Orçamento de 2025 no valor de R$ 486,7 mil. Os valores correspondem a saldos remanescentes das contas vinculadas aos blocos de financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Os outros dois aprovados alteravam o Código Tributário do Município. Um deles era o PLC nº 5/2025, que dá nova redação ao §2º do Art. 156, ao Art. 166 e ao Art. 169 da Lei Complementar 110/2006 e o outro era o PLC nº 8/2025, que acresce o inciso VI, altera o §3 do art. 208 da Lei Complementar 110/2006, ampliando as hipóteses de isenção da contribuição de melhoria no Município de Carazinho para imóveis localizados em Zonas Especiais de Interesse Social.

O único projeto de autoria do Legislativo Municipal era o PLL nº 29/2025, do vereador Márcio Hoppen, que determina que a praça de esportes Braulino Lopes, localizada na Rua Alagoas nº 208, passará a denominar-se Arena Braulino Lopes.

Ainda estava em pauta o PLC nº 10/2025, de autoria do Executivo Municipal, que dá nova redação ao § 3º do Artigo 108 da Lei Complementar nº 110/2006, cuja matéria teve pedido de vista do vereador Luis Fernando Costa (Tenente Costa) e, portanto, não foi apreciado. Ele deve retornar para a votação em outra sessão.

 

Setembro Amarelo

Ainda no início da Sessão Plenária foi aberto espaço para a vice-prefeita Valéska Walber acompanhada da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvana Kemerich e da servidora Ana Marmit, para falarem sobre a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Valéska destacou a importância de buscar ajuda e de não ficar sozinho com sintomas de depressão e ansiedade e que o tratamento é indispensável para evitar o agravamento dos sintomas. Ela destacou ainda um número crescente de suicídios em jovens e, portanto, informou que o município tem realizado rodas de conversa com adolescentes em escolas para abordar a temática. A programação pode ser acessada abaixo.

Ainda aproveitaram a oportunidade para demonstrar aos vereadores o número de atendimentos realizados pelo CAPS II. Só em julho foram 1.684 atendimentos, entre consultas, terapias individuais e em grupos e visitas domiciliares.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×