Vereadores nomeiam de Osvaldo Biolchi o trevo de acesso à Ulbra Campus Carazinho

2 meses atrás

Os vereadores de Carazinho aprovaram na noite desta segunda-feira (11) o PLL nº 1/2024, de autoria do vereador Deninson Costa, que denomina de “Trevo Osvaldo Biolchi” o trevo de acesso à Ulbra Campus Carazinho, na BR 285.

A matéria tinha pareceres inviáveis das Comissões Permanentes, as quais levaram em consideração a orientação jurídica da Casa Legislativa, que ressaltou que não compete aos municípios legislar sobre a denominação de bens particulares ou públicos (e respectivas obras de infraestrutura) pertencentes a outras unidades políticas. Neste caso, a rodovia integra o Sistema Federal de Viação (SFV), cuja gestão cabe à União, e, por isso, somente ela pode denominar as rodovias federais e respectivas obras de interseção, como trevos e etc.

O proponente solicitou aos vereadores que derrubassem os pareceres e aprovassem a matéria devido à importância do homenageado para a cidade. O vereador Valdoir de Lima foi o primeiro a questionar, dizendo que concordava com a homenagem à personalidade, entretanto, não conseguia visualizar um trevo no local. Seu posicionamento foi seguido por outros vereadores, como Bruno Berté e Adriel Machado.

Porém, Márcio Hoppen justificou dizendo que no local existe uma mini rótula que, em sua visão, compreende-se como trevo e que o Dr Osvaldo Biolchi merece pelo legado que ele deixou. O vereador Fábio Zanetti até ressaltou que acreditava que o homenageado merecia algo mais significativo do que um trevo, mas afirmou que votaria favorável.

Os vereadores primeiro derrubaram os pareceres com voto contrário dos vereadores Bruno Berté e de Valdoir de Lima. Logo após, votaram o projeto, sendo que apenas Berté manteve seu voto contrário. A votação encerrou com 10 votos favoráveis e um contrário, apenas com a ausência da vereadora Janete Ross de Oliveira.

Vereadores derrubaram pareceres inviáveis das Comissões