Vereadores autorizam financiamento para construção da nova Prefeitura

6 meses atrás

Os vereadores de Carazinho aprovaram na noite desta segunda-feira (20) seis projetos de lei. Entre eles estava o PL nº 94/2023, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal para a construção do novo Centro Administrativo da Prefeitura.

A ideia com este novo espaço é centralizar órgãos de administração num só complexo arquitetônico e melhorar o atendimento dos cidadãos, já que hoje há algumas secretarias em locais diversos e alugados, além do prédio atual ser muito antigo e não garantir total segurança aos cidadãos.

A matéria permite o Executivo realizar um financiamento de R$ 20 milhões e gerou bastante discussão. A base aliada ao governo municipal justificou a necessidade da construção, enquanto alguns vereadores questionaram a necessidade de realizar um financiamento para construir o prédio e ainda o valor alto de juros que poderá vir a ser pago.

O projeto foi aprovado com seis votos favoráveis e cinco contrários. Votaram favoráveis os vereadores Alcindo de Quadros, Daniel Weber, Deninson Costa, João Hartmann, Marcio Hoppen e Vanderlei Lopes. Votaram contra os vereadores Adriel Machado, Alécio Sella, Bruno Berté, Fábio Zanetti e Valdoir de Lima. O vereador Adriano Strack estava ausente da sessão durante as votações.

Depois, os demais projetos tiveram votação unânime dos presentes, inclusive três que tiveram sua inclusão na Ordem no Dia solicitada pela presidente Janete Ross de Oliveira no início da sessão. São eles:

O PL nº 104/2023, que autoriza a abertura de créditos adicionais especiais ao Orçamento de 2023 no valor de R$ 1 mil para pagamento de taxas bancárias referentes a transferências da União.

O outro votado foi o PL nº 106/2023, que autoriza a abertura de créditos especiais ao orçamento de 2023 no valor de R$ 100 mil oriundos de repasse de emenda do parlamentar Bibo Nunes para a APAE Carazinho.

Ainda foram incluídos na Ordem do Dia o PL nº 107/2023, que abre crédito especial no Orçamento do município no valor de R$ 1.900,00 para custear serviço de realocação de câmera do sistema de videomonitoramento urbano na Rua Gastão Spinel Leal.

O outro foi o PL nº 110/2023,que autoriza a abertura de créditos suplementares e créditos especiais ao orçamento no valor de R$ 3.688.662,81 a fim de cumprir até o fim do ano os gastos com vencimentos e obrigações patronais dos servidores do município.

E, por fim, o PL nº 111/23,que autoriza abertura de crédito especial e suplementar no orçamento para cumprir até o final do ano os gastos com auxílio-alimentação dos servidores do Município no valor de R$ 1.012.450,00.

Vista

Já o PL nº 105/2023, que autoriza a doação de imóvel à Empresa Turbo Transportes e Logística Ltda, estava pronto para ser apreciado, porém, teve pedido de vista do vereador Adriel Machado e deverá retornar à apreciação em outra sessão.

Votação ao PL nº 94/2023
Resultado da Votação ao PL nº 94/2023
Outros foram aprovados por unanimidade