Câmara de Vereadores institui Semana Municipal de combate à violência contra a mulher

6 meses atrás

A Câmara de Vereadores de Carazinho aprovou, na noite desta segunda-feira (06) em Sessão Plenária Ordinária, a criação da Semana Municipal de combate à violência contra a mulher, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de agosto.

O PLL nº 57/2023 foi proposto pela vereadora Janete Ross De Oliveira e, segundo a autora, o objetivo é difundir e conscientizar a população sobre o que é a violência contra a mulher, as suas formas de identificação, bem como promover formas de prevenção e direitos assegurados a estas mulheres. A ideia é realizar palestras, debates, seminários e atividades voltadas ao fortalecimento e a valorização das mulheres, buscando o engajamento de escolas, Conselhos Municipais, entidades, associações, igrejas, órgãos de segurança e sociedade civil. Tanto poder Executivo quanto outras entidades podem ser autoras destas atividades.

Além deste também foi aprovado o PLL nº 52/2023, de autoria do vereador Deninson Costa, que altera a redação do Art. 3º da Lei Municipal Nº 7.784, de 16 de abril de 2014, que regulamenta as comemorações alusivas à Semana da Paz em Carazinho. A matéria permite que o Conselho Municipal de Tradições Gaúchas (CMTG) coordene as festividades realizadas na Semana da Paz, pois é o representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) na esfera municipal.

Vista

Ainda estava pronto para ser apreciado o PL nº 95/2023, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito suplementar ao Orçamento do exercício de 2023. O recurso de R$ 137.858,22 será utilizado na execução do projeto de iluminação do trevo de acesso ao Distrito Industrial Carlos Augusto Fritz na BR 285 (Km332+540), que está em fase final de construção. O vereador Bruno Berté disse que ainda tinha dúvidas sobre o projeto e pediu vistas.