Notícias

José Sperry e Paulo Lang recebem título de Tradicionalista Destaque 2023

9 meses atrás

 

 

O Poder Legislativo de Carazinho entregou nesta segunda-feira (18) o título de “Tradicionalista Destaque” para José Nevton Vieira Sperry e Paulo Lang. Reconhecidos também por seus trabalhos na área da Educação e da Comunicação, respectivamente, os dois receberam a homenagem em um plenário cheio de autoridades, familiares e amigos.

Eles agradeceram a distinção e em seus discursos lembraram suas trajetórias e de onde nasceu o amor pelo tradicionalismo. Já os vereadores parabenizaram os homenageados e destacaram o legado que cada um deixa para a cidade.

A presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho Janete Ross de Oliveira ressaltou a importância do Legislativo oportunizar estas homenagens como forma de fomentar mais pessoas a se envolverem no tradicionalismo. “Hoje aqui agradecemos muito o legado de vocês e desejamos que ele seja inspiração para nossas futuras gerações, que hoje estiveram aqui e abrilhantaram nosso evento”, disse.

Antes da entrega da homenagem, a 1ª Prenda Mirim da 7ª Região Tradicionalista Julia Schu e o peão Filipi Drey Chaulet apresentaram-se para a plateia e para os homenageados.

O título de “Tradicionalista Destaque” é concedido anualmente pelo Poder Legislativo de Carazinho em comemoração à Semana Farroupilha e visa homenagear homens e mulheres que trabalham em prol da cultura gaúcha na cidade.

Saiba quem são os homenageados:

José Nevton Vieira Sperry

Nasceu no dia 21 de setembro de 1945, natural de Passo Fundo. Dedicou sua vida aos estudos, ao magistério nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, graduando-se no ano de 1994 em História. Em sua vida buscou dedicar-se à história tradicionalista. Participou por muito tempo da patronagem do CTG Rincão Serrano e é sócio efetivo do Instituto de História e Tradição do Rio Grande do Sul (IHTRGS), ganhando o diploma número um do núcleo serrano. Autor e compositor de letras de canções nativistas classificadas no 1º Acampamento da Canção, com a letra “ Negro Gaúcho” no município de Campo Bom (RS) e da letra “ Tropeando mulas” na 8a Seara da Canção Gaúcha, de Carazinho. Foi colunista semanal, “Sentinela do Pampa”, no Jornal O Nacional de Passo Fundo, “Locuções Gauchescas” e “Querências”, no jornal Diário da Manhã de Carazinho.

Publicou um livro em 1985 com o título “Raízes e retalhos de Nonoai”. Seu trabalho de monografia na Universidade de Passo Fundo teve como título “Tropeirismo: influência comercial e cultural para a região do planalto médio Rio Grande do Sul”. Em 2005, foi agraciado com o Troféu Destaque Tradicionalista da Semana Farroupilha de Carazinho. No mesmo ano, recebeu o diploma “Construtor do Saber”, do município de Não-Me-Toque. Já em 2015 ganhou uma homenagem em forma de troféu da SMECD e também recebeu da escola Sorg Carazinho uma homenagem por seu grande trabalho desempenhado como professor. Em 2018, tornou-se membro fundador da Academia Carazinhense de Letras.

 

Paulo Lang

Paulo Lang é filho de Jorge Alves Lang e Maria Erli Salles Lang, nascido em 14 de agosto de 1956 em Carazinho. Trabalhou na área rural até os 11 anos com o pai na plantação de arroz, mudando-se para a cidade de Carazinho em 1967. Estudou na escola Manoel Arruda Câmara, na escola Cônego João Batista Sorg, Princesa Isabel, concluindo no Supletivo Cobra. Casado há 46 anos com Suzete Fátima Lang, tem três filhos, Simone Lang, Diogo Leonardo Lang e Suziane Lang. Trabalha desde os 14 anos, sendo por 23 anos na Concessionária Scania Brasdiesel S/A e 14 anos no CFC Sorriso. Hoje está aposentado e é apresentador dos programas Gazeta Nativa e Alma de Galpão no Grupo Gazeta. Tradicionalista e frequentador de CTG's desde a década de 90, foi Patrão do CTG Alfredo D'Amore por dois mandatos consecutivos, de 2014 a 2017, onde ainda mantém laços fortes com a entidade.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×