Exposição que retrata a história da UPF está disponível para visitação no Legislativo

11 meses atrás

Até o final de semana o Espaço de Talentos Locais da Câmara Municipal de Carazinho apresentará a exposição “UPF 55 ANOS: Uma Universidade Comunitária Regional”. Organizada pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e pelo Arquivo Histórico Regional (AHR), a mostra traz fotografias, documentos e objetos do acervo da instituição, retrata a trajetória consolidada e de referência no ensino superior da Universidade de Passo Fundo (UPF), que é a maior instituição universitária do norte do Rio Grande do Sul.

A abertura da exposição aconteceu na noite desta segunda-feira (26) e reuniu diversas autoridades.

A presidente do Legislativo Janete Ross de Oliveira disse estar muito orgulhosa de poder trazer até o Espaço Talentos Locais uma exposição que retrata a história de muitas conquistas da instituição e que refletem diretamente no desenvolvimento de nossa comunidade e da região. “Muitas foram as ações da UPF que impulsionaram a educação em toda a região norte do Rio Grande do Sul e que seguem em expansão. Desejamos ainda muitas outras conquistas”, disse.

A diretora do Campus Carazinho, professora Munira Awad, lembrou da história da instituição que em sua visão tem papel estratégico na região e busca fomentar a produção do conhecimento. “Falar sobre uma Universidade que tem 55 anos de história, que formou mais de 81 mil profissionais em diferentes áreas de graduação, e somando os de pós-graduação são mais de 100 mil, é falar do desenvolvimento social regional formativo desta região”, salientou.

Durante seu discurso, Munira também comemorou que atualmente a UPF é a única instituição comunitária do Rio Grande do Sul que detém o conceito 5, a nota máxima da avaliação do Ministério da Educação (MEC) em seus quatro pilares. “Conquistar o conceito máximo no ano em que celebramos 55 anos é, sem dúvida, um grande marco. A UPF é 5 na graduação. É 5 na extensão. É 5 na pesquisa e é 5 na inovação”, enfatizou. Isso demonstra a preocupação da universidade não somente com a educação, mas com a comunidade à sua volta, e muito desta trajetória está disponível nos itens históricos que estão em exposição na Câmara Municipal.

Visitação

Interessados em visitar a exposição têm até a sexta-feira (30) para apreciarem a mostra. A visitação ocorre mediante agendamento. Informações pelo telefone (54) 3330-2322.