Câmara de Vereadores aprova criação de mês dedicado à conscientização sobre autismo

03/05/2023 10:05:05

Carazinho passará a ter um mês dedicado às pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha “Abril Azul” pretende conscientizar sobre o autismo através da realização de diversas atividades, inclusive com a parceria da iniciativa privada e organizações profissionais e científicas.

A proposição é de autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira e foi aprovada pelos vereadores por unanimidade. A ideia também é oferecer orientações às equipes multiprofissionais dos pontos de atenção da Rede SUS para o cuidado à saúde da pessoa com TEA e de sua família, bem como estabelecer o mês de abril como marco da conscientização acerca do diagnóstico, tratamento e socialização das pessoas portadoras. Inclusive, na semana do dia 2 de abril poderá ser promovida a “Pedalada Inclusiva”, visando ampliar os conhecimentos da sociedade sobre o autismo, promover a inclusão social e combater o preconceito.

Além da proposição aprovada acima também foi aprovado por unanimidade o PL n° 021/2023, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de créditos especiais ao Orçamento de 2023 no valor de R$ 284 mil para reforço de dotação orçamentária para pavimentação asfáltica em vias do município que já iniciaram as obras em 2022. Tratam-se das ruas Gaviões, Dr. Alberto Velho de Souza, Ernesto Guilherme Keller, Gramado, Soledade, Selbach, Tupanciretã, Brasília, Rene Goelner, das Orquídeas e Dos Pinheiros.

Pedidos de Vista

Ainda estavam previstos para ser apreciados outros dois projetos de lei, porém, ambos tiveram pedido de vista e, portanto, não foram apreciados.

O primeiro, o PLL nº 05/2023, que altera a Lei Municipal nº 8738/2021 que institui o Dia e a Semana Municipal da Gratidão e do Reconhecimento aos Profissionais da Saúde e a honraria Dr. Orlando Ferrari, teve pedido de vista do seu próprio autor, o vereador Valdoir Lima.

Já o outro era o PLC nº 05/2023, de autoria do Executivo Municipal, que modifica as Leis Complementares nº 115/2007 e 250/2021, que deverá ser analisado pelo vereador Bruno Berté.

A sessão aconteceu na noite desta terça-feira (2) em virtude do feriado na segunda-feira (1°), Dia do Trabalhador.