União para combater a violência

10/04/2023 13:56:53

O Poder Legislativo de Carazinho realizou na última quinta-feira (6) uma Audiência Pública a fim de debater a segurança no município. Lideranças da segurança, do Poder Judiciário e da política local foram convidadas para explanar sobre o assunto.

A presidente Janete Ross de Oliveira lembrou que a violência não é um problema específico de Carazinho, mas que o Poder Legislativo, mesmo com toda a dedicação dos órgãos de segurança, quer contribuir, ouvir e buscar alternativas. “Esta audiência foi motivada devido ao grande número de crimes que estão ocorrendo em nossa cidade. Sabendo da realidade, podemos circular no meio político e buscar alternativas para colaborar com a melhoria da segurança pública”, destacou.

Na Mesa Principal, além de Janete, estavam o secretário Geral de Governo, Luís Fernando Costa, representando o Executivo Municipal; o major Juliano Moura, comandante do 38º BPM de Carazinho; o juiz Márcio Cesar Sfredo Monteiro, diretor da Comarca de Carazinho; a delegada Rita De Carli, representando a Polícia Civil; e o promotor Juliano Griza, representante do Ministério Público.

Ainda estavam presentes os vereadores Adriano Strack, Adriel Machado, Alcindo De Quadros, Alécio Sella, Bruno Berté, Daniel Weber, Deninson Costa, João Hartmann, Marcio Hoppen, Valdoir Lima e Vanderlei Lopes, bem como autoridades municipais.

O ponto convergente entre as falas foi que praticamente todas as ocorrências se devem ao tráfico de drogas, somando a falta de efetivos, legislação defasada, dificuldade de fiscalização de apenados em regime semiaberto, falta de tornozeleiras eletrônica, entre outros fatores.

Entre as soluções apontadas estariam o monitoramento eletrônico, ações junto a crianças e adolescentes a fim de prevenir que entrem na criminalidade, construção de um novo presídio, investir em equipamentos de segurança e software de inteligência, e continuação das audiências públicas com a criação de grupos de trabalhos.

A presidente Janete ressaltou que, diante das falas desta audiência pública, o Poder Legislativo continuará em contato com os órgãos competentes para dar novos encaminhamentos com relação às necessidades e soluções.