Notícias

Poder Legislativo entrega homenagem póstuma para Artidor Adalberto Bratz 

28/02/2023 11:23:41

 

A Câmara de Vereadores de Carazinho entregou na noite de segunda-feira (27) a Honraria “Personalidade do Agro”, numa homenagem póstuma para Artidor Adalberto Bratz, falecido em 2017.

A viúva, dona Leila Bratz, recebeu a distinção das mãos do vereador Alécio Sella e ainda flores da presidente Janete Ross de Oliveira. Os vereadores Deninson Costa, Alécio Sella e Alcindo de Quadros usaram a tribuna para saudar a memória do seu Artidor, inclusive lembrado histórias junto a ele. 

A presidente Janete ressaltou que sem dúvida nenhuma este é um reconhecimento a quem deixou um grande legado para Carazinho. “Eu ouvia os relatos da generosidade desse homem, que ele abria mão de seus lazeres e de seus momentos familiares em prol do outro. E hoje o mundo precisa de mais ‘Artidores’. É um orgulho e muita alegria, faltam palavras para se pronunciar em uma noite tão especial. Recebam da Câmara essa singela homenagem como forma de agradecimento e de carinho para com a família e amigos”, ressaltou.

A vice-prefeita Valéska Walber enfatizou que seu Artidor era um ser humano inspirador e que deixa um legado que marcará gerações. Segundo ela, este reconhecimento tem o propósito de demonstrar tudo o que ele representa não só para a família, mas para toda a sociedade. “Pelo seu legado ele nos lembra que é preciso se reinventar, crescer na adversidade. Foi um mestre inspirador, um líder educador. Eu, infelizmente, não tive o privilégio de conversar com seu Artidor, mas percebi o quanto a emoção de vocês contou disso tudo e o quanto o legado vai perpassar esta comunidade e várias gerações. O governo municipal reconhece todo esse brilhantismo e a importância do seu Artidor como um cidadão fez a diferença”, destacou.

Dona Leila, emocionada, agradeceu a homenagem e disse que certamente onde seu esposo estiver ele está muito feliz por ter sido reconhecido.

 

O prêmio 

O prêmio é concedido anualmente em reconhecimento a instituições e personalidades que no passado ou no presente se destacaram ou destacam na área do agronegócio, agropecuária e agricultura, colaborando desta forma com o desenvolvimento do município. Ele foi criado no ano passado, proposto pelo vereador Alécio Sella, e foi entregue pela primeira vez na solenidade desta segunda-feira.

 

Quem era Artidor Adalberto Bratz

Artidor Adalberto Bratz, nascido em 25 de agosto de 1945, em Linha Coronel Gervásio, município de Tapera, era filho de Fernando Bratz e Ada Helma Müller Bratz. Casado com Leila Kerber Bratz, com quem teve três filhos: Eduardo, Cristiano e Germano.

Ainda criança, mudou-se para Carazinho. Estudou nas escolas Sinodal Rui Barbosa e La Salle e fez o curso científico no IE em Passo Fundo. Em 1964 prestou vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ingressou em primeiro lugar para a Faculdade de Agronomia, curso no qual formou-se em 1967.

Retornou à Carazinho, onde trabalhou inicialmente como diretor técnico da Cooperativa Tritícola de Carazinho, nesse tempo também fez parte da Operação TATU, a qual mapeava e melhorava a fertilidade dos solos. Também era membro do Clube de Amigos da Terra.

No início dos anos 1970 obteve especialização em Fitotecnia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na mesma década, percebendo o potencial agrícola do centro-oeste brasileiro, adquiriu uma gleba no município mato-grossense de Porto dos Gaúchos.

Em 1973 junto com familiares adquiriu uma gleba de terras agrícolas na região de Cuiabá e lá passou a desenvolver atividades profissionais e empresariais da exploração sustentável do cerrado. Inicialmente através da criação de bovinos da raça Nelore e a partir de 1982 foi pioneiro no cruzamento de bovinos da raça Nelore com bovinos das raças Aberdeen Angus e Brahma, resultando na formação da raça sintética de bovinos devidamente adaptada ao clima tropical e que posteriormente foi denominada Brangus.

No desenvolvimento destas atividades pecuárias no centro-oeste necessitou de cavalos de serviço capazes de suportar grandes jornadas de trabalho e condições climáticas e alimentícias adversas e para isso foi pioneiro na criação de Cavalos Crioulos típicos do Rio Grande do Sul e também ovinos em solo mato-grossense. Também nesta fazenda realizou ensaios no cultivo de múltiplas espécies, dentre elas soja, trigo, milho, pastagens e arroz. 

Nos anos 1980 cursou o curso “Ciclos de Estudos de Política e Estratégia” da Associação dos Diplomados pela Escola Superior de Guerra. Em 1984 fundou, com pecuaristas, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto. Como membro do Sindicato Rural dedicou-se na administração do Parque de Exposições Vali Albrecht, sempre ativamente envolvido na organização de feiras e exposições de bovinos, ovinos e equinos, também liderou a comissão em prol do asfaltamento da RS 330 por longo período junto ao governo do estado do Rio Grande do Sul e DAER, tão importante estrada para a produção agropecuária da região que hoje vai se concretizando.

Como empresário participou da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic) e nesta entidade foi responsável pela diretoria de Agronegócios. Como profissional Engenheiro Agrônomo, agricultor e empresário durante 50 anos foi produtor de sementes de soja, trigo, milho e forrageiras ao longo destes anos junto a MACALI Sementes. Também sempre apoiou a pesquisa e o desenvolvimento de novas cultivares e biotecnologias através do melhoramento genético. Atuou intensamente na APASSUL (Associação de Produtores de Sementes e Mudas do RS) e também foi co-fundador da Fundação Pró-Sementes.

Muitos dos seus feitos se deram em Carazinho, mas em Chapada onde trabalhou na Fazenda do Cedro por exatos 50 anos estão os seus maiores exemplos. Foi um grande entusiasta do Sistema de Plantio Direto e pioneiro no sistema de Agricultura de Precisão, buscando altas produtividades, eficiência e preservação do meio ambiente. Lá tinha sua criação de ovelhas da raça Suffolk, gado Brangus e Cavalos Crioulos. 

Na informatização do agronegócio foi um dos pioneiros no processamento de dados agrícolas. Na década de 70 envolveu-se com o desenvolvimento de sistemas de telecomunicações voltados às demandas dos agricultores na zona rural.

Como profissional e empresário também atuou no setor florestal no cultivo de pinus ellioti e taeda e também eucalipto.

A partir de 2003 junto da esposa Leila e dos filhos Eduardo, Cristiano e  Germano iniciou investimentos e a gestão de novos empreendimentos agroimobiliários, agroflorestais e agroindustriais reestruturando negócios que resultaram na fundação das empresas KB Agro e BK Agro, através das quais a sua família dá continuidade aos seus feitos empresariais regidos pelos valores tão bem ensinados.

Ao longo de sua existência sempre prezou a capacidade de todos os indivíduos de aprender e ensinar e por tal conduta é comum ouvir do Artidor citações acadêmicas e populares assim como também inúmeras vezes se ouve: “Isto eu aprendi com o Artidor”. 

Nesta linha sempre convidava um jovem agrônomo a seguir consigo para acompanhar o trabalho em uma lavoura ou em um armazém assim como fazia questão de embarcar um jovem piloto nos seus voos. 

A aeronáutica sempre foi uma grande paixão e por isto se manteve ativo como Piloto Privado até o falecimento. Mas também se dedicou à formação aeronáutica para fins econômicos e recreativos sempre através do Aeroclube de Carazinho, o qual tinha grande dedicação e apreço. 

Faleceu no dia 23 de abril de 2017, deixando um legado a todos que o conheceram de muita dedicação e retidão em tudo que atuou. 



FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×