Política de Agricultura Urbana e Periurbana é aprovada no município

22/06/2022 11:52:01

Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 20, foi aprovado o Projeto de Lei Legislativo que institui a Política de Agricultura Urbana e Periurbana no município.

De autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira, o projeto visa estimular a produção sustentável de alimentos no meio urbano e periurbano, buscando a segurança alimentar e nutricional, inclusão social e produtiva, e à melhoria da qualidade de vida das famílias.

Conforme Janete, dentre outros objetivos, o projeto busca promover o trabalho familiar, comunitário, cooperativado, associativo e de empreendimentos de autogestão que compõem o setor da economia popular solidária e colaborativa, bem omo promover a implantação de hortas domésticas, onde o cidadão planta e colhe em sua própria residência com o suporte em materiais e assistência técnica do poder público.

A Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana é um dos instrumentos da Política Agrícola do Estado do Rio Grande do Sul e suas ações devem integrar os planos plurianuais, planos de safra e planos operativos anuais.