Sessões Plenárias Ordinárias recomeçam na Câmara Municipal

08/02/2022 09:59:36

Foi realizada na noite desta segunda-feira (07), após o fim do período de recesso, a primeira Sessão Plenária Ordinária de 2022 da Câmara de Vereadores de Carazinho. Nenhum projeto constava na Ordem do Dia, apenas requerimentos e indicações. Houve ainda a leitura de proposições que deram entrada na Casa Legislativa, inclusive, projetos em regime de urgência, os quais devem agora ser avaliados nas comissões.

Todos os vereadores estavam presentes e a maioria deles se manifestou no Grande Expediente. O presidente, vereador Daniel Weber, aproveitou seu espaço para destacar que, enquanto estiver à frente do Legislativo, buscará facilitar o livre acesso de documentos entre Executivo e Legislativo, oportunizando o fluxo entre as organizações através do sistema de tramitação da Casa Legislativa. Além de oportunizar maior agilidade entre as comunicações, ainda permitirá economia aos cofres públicos com redução de impressões e de gastos com papéis. Além disso, também buscará a ampliação da transparência da Casa com os cidadãos, com, por exemplo, a ampliação das formas de comunicação, incluindo o site, que por diversos anos recebe o selo de 100% transparente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Ele disse que é fundamental que toda a comunidade saiba o que está sendo feito na Câmara Municipal e que buscará uma presidência aberta e acessível para com todos os vereadores e para com os cidadãos.

Um minuto de silêncio

Os vereadores também aproveitaram a Sessão Plenária para realizar um minuto de silêncio para o atleta Fábio Zambiasi, de 55 anos. O zagueiro, que passou por diversos times nacionais e até internacionais e com trajetória de sucesso no Coritiba, morreu nesta segunda-feira (07) após ter sido atingido por um eucalipto em sua propriedade no interior de Soledade, enquanto efetuava corte de árvores.

Apesar de ser natural de Nova Bréscia, Zambiasi morava em Carazinho e era carazinhense de coração e, por isso, recebeu a homenagem dos vereadores em nome de todos os cidadãos carazinhenses.

Moradores da Rua Raul Pilla

Alguns moradores da Rua Raul Pilla, no bairro Hípica, compareceram mais uma vez na sessão plenária pedindo atenção para o local. Com cartazes, eles solicitavam asfaltamento de ruas e saneamento. Eles receberam a informação dos vereadores do MDB que a rua integra o cronograma que irá receber melhorias em breve.

Líder do governo na Câmara

Durante a sessão, também foi comunicado que a partir de agora o líder do governo municipal no Legislativo será o vereador Márcio Hoppen (Guarapa). A informação foi dada pelo vereador Vanderlei Lopes, que antecedeu Hoppen na função.