Idoso Destaque e Professores Eméritos são homenageados no Legislativo Municipal

19/10/2021 13:51:17

A Câmara de Vereadores de Carazinho realizou na noite desta segunda-feira (18) a entrega dos Títulos de Idoso Destaque e Professor Emérito – Comenda Leonel de Moura Brizola a oito homenageados. O plenário, apesar das restrições impostas pela pandemia, recebeu um grande público de amigos, familiares e autoridades para acompanhar a cerimônia.

Receberam o Título de Professor Emérito: Carliane Amorim Birckan e Elizete Wallauer (indicadas pela Rede Privada de Ensino), Jocelene Trentini Rebeschini e Vera Beatriz Iopp (indicadas pela Rede Pública Estadual de Ensino), Joice Régis Barbosa de Quevedo e Fátima Rejane Colvara Santos (indicadas pela Rede Pública Municipal de Ensino) e Emílio Steffens Moraes (indicado pelo Conselho Municipal de Educação). A senhora Ivanha Dichel recebeu o Prêmio Idoso Destaque 2021.

O prêmio destinado aos educadores visa estimular e valorizar o trabalho desses profissionais, identificando experiências bem-sucedidas que contribuam para o aprimoramento da educação no município, enquanto que a outra honraria visa reconhecer um idoso pelos seus trabalhos prestados em prol da terceira idade.

A professora Fátima Rejane Colvara Santos, que trabalha há 32 anos na área, agradeceu a homenagem em nome de todos e disse acreditar na educação como formação de cidadãos melhores. “Sei que cada um de vocês estão pensando em tudo de bom que fazem aos seus alunos e em suas ações voltados à educação, que eu acredito que muda vidas, assim como o esporte. Eu acredito que mudei vidas e vou continuar mudando, assim como todos nós”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Sandra Bandeira, disse ser um prazer estar na Casa do Povo homenageando os professores, muitos deles colegas, e lembrou do momento atual. “Em um período tão difícil da pandemia, os professores souberam se reinventar, fazer diferente, se adaptar e mais uma vez mostrar que a educação sem o professor não é educação. Ele acalenta, acalma, ensina, educa, é psicólogo e faz um pouco de tudo. Não existe uma profissão tão valorosa quanto o professor. Que cada vez mais possamos fazer sempre com amor”, salientou.

A presidente em exercício do Poder Legislativo, Janete Ross de Oliveira, também lembrou do trabalho árduo que os colegas educadores têm desenvolvido e disse ser uma alegria poder parabenizar cada um deles que hoje representam toda a categoria. “A educação ainda é a única arma que vai transformar o mundo. Enquanto líderes e políticos, temos que colocar a educação em primeiro lugar. Nossa homenagem a todos vocês”, disse. Janete ainda enfatizou a importância do trabalho dos grupos de terceira idade, que levam saúde e alegria a todos os idosos e, por isso, homenagear aqueles que trabalham por estes grupos é fundamental, referindo-se a dona Ivanha, Idoso Destaque 2021.