Notícias

Avelina Braga e Rita De Carli são homenageadas na Câmara Municipal

09/09/2021 13:57:11

 

 

Foi entregue na noite desta segunda-feira (08) a Honraria Leoni Lemes da Silva, da Câmara de Vereadores de Carazinho. As homenageadas foram Avelina Beloni Braga e Rita Felber De Carli.

O prêmio, que visa reconhecer a força da mulher e seus relevantes serviços prestados à comunidade carazinhense, deveria ter sido entregue em março, porém, em virtude da pandemia de coronavírus, a sessão solene teve que ser cancelada.

A delegada Rita falou em nome das homenageadas, agradeceu os edis e disse ser uma honra receber tal premiação. Isso porque a honraria leva o nome de uma mulher vítima de violência doméstica, uma das áreas em que ela trabalha ativamente. Junto com sua equipe, ela explicou que o trabalho é realizado de forma preventiva e repressiva, dialogando sobre a situação com a sociedade, sejam jovens ou adultos, e reprimindo aqueles atos já praticados. 

Além de familiares e amigos das homenageadas, ainda participaram da sessão autoridades e imprensa. A vice-prefeita Valéska Walber parabenizou as homenageadas e disse que este é um momento importante para refletir a história e o papel das mulheres, seus direitos e a falta deles. Também ressaltou sobre a mulher na política e a violência doméstica e disse que as duas homenageadas são orgulho para toda a comunidade carazinhense.

A presidente em exercício do Legislativo, Janete Ross de Oliveira, também falou sobre a luta das mulheres em todas as áreas e a importância de utilizar esta premiação para honrar a todas. Ela salientou a importância de cada uma deixar um legado de mulheres que estão à frente, buscando uma sociedade melhor, cada uma dentro da sua família ou de sua comunidade.

 

A honraria

A Honraria Leoni Lemes da Silva, além de homenagear as mulheres que lutam em prol da comunidade carazinhense, também busca refletir sobre diversos atos de violência praticados contra elas. A distinção honorífica é outorgada anualmente pela Câmara Municipal e leva o nome da carazinhense que foi vítima de feminicídio em 28 de setembro de 2003 em Carazinho.

 

As homenageadas

Avelina Beloni Braga tem 70 anos e é natural de Soledade. Com infância e adolescência humilde, teve que trabalhar desde muito cedo com a família no interior de Espumoso. Já trabalhou com artesanato, marcenaria, lancheria, como doméstica e cuidadora de idosos e, atualmente, confecciona bolachas artesanais. Sempre se dedicou aos trabalhos sociais.

Rita Felber De Carli é natural de Santiago-RS. É graduada em Direito, especialista em Direito Civil, em Direito Público e mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania. É delegada da Polícia Civil desde novembro de 2010.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×