CPI ouve primeiras testemunhas

07/04/2021 14:09:52

A CPI instalada na Câmara de Vereadores de Carazinho para apurar denúncias envolvendo a suposta ocupação irregular de instalações e equipamentos da Secretaria Municipal de Obras ouviu as duas primeiras testemunhas nesta terça-feira, dia 06. Os servidores públicos municipais Reinaldo Cavalheiro Vargas e Hermes Facin Krzyzaniak, ambos topógrafos, foram chamados para prestar esclarecimentos sobre o relatório de vistoria do local realizado pelos dois. Eles também entregaram uma cópia do documento que será analisada pelos vereadores e, posteriormente, anexado no relatório final da CPI.

Além disso, o presidente da comissão, vereador Márcio Hoppen, informou aos demais integrantes o recebimento de diversos documentos solicitados para averiguação dos mesmos. Uma cópia de cada material está sendo enviada a eles.

A próxima reunião da CPI será na terça-feira, 13, às 11h.

ENTENDA

O objetivo da CPI é apurar a participação de agentes públicos e funcionários públicos no cometimento de crimes contra a administração pública. Além da ocupação, ainda há denúncias de utilização de materiais da Habitação para a construção de moradias e a ligação e utilização irregular de energia elétrica e fornecimento de água. O requerimento inicial foi proposto pelos vereadores Adriano Strack, Alécio Sella, Bruno Berté, Valdoir de Lima e Fábio Zanetti e depois virou o projeto de resolução aprovado por unanimidade. A comissão é formada pelos vereadores Márcio Hoppen, presidente, Alcindo Martins de Quadros, relator e Bruno Berté, secretário.

De acordo com o Regimento Interno a CPI deverá apurar os fatos e poderá determinar diligências e perícias, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar informações, convocar secretários ou diretores equivalentes e praticar os atos indispensáveis para esclarecimento dos fatos. O resultado do trabalho da CPI constará em um relatório que deverá ser apreciado pelos demais vereadores em plenário.

Por Daniela de Oliveira - MTB 13.148