Carazinho terá prova teórica eletrônica de CNH

03/03/2021 11:26:27

Carazinho terá em breve a realização de provas teóricas online para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação é do presidente da Câmara de Vereadores Luís Fernando Costa (Tenente Costa) após reunião com o diretor técnico do Detran (RS) e com seu chefe de gabinete, Fábio Pinheiro dos Santos. Costa esteve na sede da instituição a fim de fazer esta solicitação e já saiu de lá com a garantia de que Carazinho será contemplado.

Esta não é a primeira vez que a solicitação é realizada, porém, agora se torna viável devido à publicação de uma portaria que autoriza os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) credenciados a realizar os exames teóricos eletrônicos. A implementação deve acontecer em seis fases, a partir deste mês.

Costa comemorou a notícia e disse que este é um passo muito importante para a cidade, já que anteriormente os carazinhenses tinham que se deslocar até Passo Fundo para fazer o teste. “Agora, além de facilitarmos a execução dos exames para os nossos cidadãos, ainda beneficiaremos muitos moradores das cidades próximas, como Coqueiros do Sul e Almirante Tamandaré do Sul. Isso também vai beneficiar nosso comércio e serviços, já que irá movimentar a cidade com a vinda destes candidatos. É uma conquista muito importante para o nosso município e fico feliz em, em nome dos demais vereadores, ser o portador desta notícia. Agradecemos muito a receptividade do diretor e sua assessoria e também do gabinete da deputada Silvana Covatti, que intermediu este encontro”, ressaltou.

O início da nova modalidade no município depende, agora, dos CFC’s adotarem a tecnologia e se adaptarem aos requisitos exigidos.

Como vai funcionar

Os exames ocorrerão mediante agendamento pelo CFC cadastrado, com servidores e examinadores do Detran para fiscalizar, auditar ou acompanhar a aplicação dos exames, seja de forma presencial, remota ou eletrônica. As questões serão disponibilizadas a cada candidato por meio do Sistema Eletrônico de Provas Teóricas do Detran/RS e extraídas randomicamente do banco de questões elaboradas por equipe técnica da autarquia. O candidato marca a resposta diretamente no computador e, ao finalizar, clica em um botão indicando o fim da prova. Desta forma, o sistema encerrará o exame, gerando imediatamente seu resultado, em seguida divulgado ao candidato por um fiscal de prova na saída da sala. O projeto-piloto está sendo executado em algumas cidades desde agosto do ano passado, o qual foi adiantado devido à pandemia.